quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Como avaliar a aprendizagem?

Caros professores

Ao nos aproximarmos do final do semestre chega também a reflexão sobre a avaliação que faremos dos nossos alunos. Escolhemos então como foco do nosso blog desta semana o processo de avaliação. Solicitanos acessarem o video do prof. Celso Antunes e responder as seguintes perguntas:
  1. O que deverei levar em conta para avaliar bem os meus alunos no final do curso que fazem neste semestre?
  2. Os alunos mais fracos e os mais fortes são fáceis de avaliar. Quanto aos "meio-termo", o que pretendo fazer para definir se devem ou não serem aprovados? 

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Construtivismo: Dilema

Construtivismo, student-centered approach, task-based learning etc,  são componentes de uma filosofia que visa dar ao aprendiz a possibilidade de auto-construir seu aprendizado. Professores adeptos a essa teoria tem, muitas vezes, dúvidas de quando e o quanto devem interferir para ajudarem seus alunos e enfrentam o dilema: Se deixarem os alunos totalmente livres para aprender estes poderão perder o foco e cairem em devaneios improdutivos e se o professor chamar para si o controle da aprendizagem do aluno pode cercear sua  "production" (no sentido da Abordagem Comunicativa). 
Vamos refletir um pouco sobre isto? Como food for thought leia o texto "A time for telling" (anexado ao seu e-mail) até a página 7 (antes de Experiment 1) e responda à seguinte pergunta:

É premissa do constutivismo a interferencia do professor no processo de aprendizagem do aluno? Em caso positivo , quando e como essa interferência deve ocorrer? Em caso negativo, explique.