terça-feira, 5 de outubro de 2010

9 hábitos de professores altamente eficazes

Segundo Jackie Turnbull a lista abaixo reune os 9 hábitos de uma professor altamente eficaz. Escolha um item em que você se acha forte e dê exemplos práticos que demonstram sua opção.

1. Pensar por si próprio
2. Construir as bases do desempenho confiante
3. Agir sobre o stress
4. Dar-se tempo
5. Estabelecer relações criativas
6. Escutar atentamemte
7. Praticar comportamentos que influenciam
8. Influenciar comportamentos de liderança
9. Estender a influencia

15 comentários:

  1. Item 6. Escutar atentamente. A sala dos professores tem se mostrado um ambiente excelente de troca de ideias e experiencias. Poder compartilhar (falar e principalmente escutar) tem sido muito enriquecedor. Além disso, os próprios alunos frequentemente trazem ideias, materiais, novidades e experiencias pessoais que podem contribuir bastante com nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  2. 4. Dar-se tempo. Faz-se necessario ter esse tempo para refletir. Assim como temos o reflective learning, temos que fazer uma reflexao sobre o nosso teaching. Parar e refletir sobre a propria pratica resulta em um amadurecimento do trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Item 7. Praticar comportamentos que influenciam. Entendo que o professor dentro de sala de aula deve ser um exemplo para o aluno. Sua atitudes, seus comportamentos e idéias podem influenciá-los sobremaneira, então, havendo a possibilidade disso ocorrer, que ocorra de forma positiva. Desta forma, tento sempre dar exemplos positivos aos meu alunos. Nas discussões, sempre dou opiniões ponderadas, que possam fazê-los refletir sobre algo de relevância. Outro exemplo: se peço uma atividade e eles não fazem porque tiveram que "estudar para a prova", sempre os faço lembrar que falta de tempo não é desculpa porque eu também tenho milhares de outras coisas para fazer, trabalho em outro Município, mas não deixo de preparar uma aula bacana para eles, nem de corrigir os exercícios, as provas em tempo hábil e etc.. Dou meu exemplo de que com a organização do nosso tempo muita coisa pode ser feita. Dou exemplo de que com dedicação, paciência e trabalho eles podem melhorar cada vez mais e, quando vejo um aluno que tende a querer desistir de estudar a língua, porque só consegue enxergar as dificuldades, tento passar a importância de persistir, tentar e não desistir fácil dos objetivos. Certa vez, em uma aula de recuperação na sexta-feira, uma aluna me disse: "Acho que vou parar de estudar inglês". Ela tinha entre 13 e 15, se me recordo, aí eu disse para ela: "Tu és muito nova para desistir do inglês, tu só estudas, não trabalhas, tens todo o tempo necessário para aprender nesse momento. Mais tarde, quando tu perceberes a necessidade de uma língua no teu currículo, será muito mais difícil correr atrás do prejuízo, porque vais ter que trabalhar e estudar inglês ao mesmo tempo, o que é muito mais complicado. Te digo isso porque conheço muita gente que fez a mesma coisa que tu queres fazer e hoje se arrepende". Não sei se isso mudou a opinião da aluna, mas, espero que ela tenha, pelo menos, refletido. E é assim, procuro sempre dialogar com meus alunos, e tentar passar o melhor para eles com as minhas experiências.

    ResponderExcluir
  5. Estabelecer relações criativas:
    Entendemos que nunca teremos uma turma homogenea, e buscamos sempre entender e respeitar as indiosincra
    sias de cada aluno de cada grupo que temos a responsabilidade de educar e desenvolver. Para atender e preencher essas necessidades, precisamos exercer nossa capacidade de desenvolvimento criativo para atingir total satisfação e resultados positivos através do desenvolvimento de atividades que cativem a atenção dos indivíduos com as mais diferentes capacidades e habilidades de aprendizado.
    Então a utilização de recursos adequados, a ambientação do professor com cada aluno, a dinâmica de aula, e coisas simples como o tom de voz, o movimento corporal e etc devem ser levados em consideração no planejamento de uma aula para diferentes tipos de grupos, assim estabelecendo uma relação difrenciada com cada aluno.

    ResponderExcluir
  6. Item 2 - Construir as bases do desempenho confiante.
    Apesar de concordar muito com o Item 6, pondero reflexões no que toca esta temática porque é algo inerente à própria metodologia Yázigi. Acredito piamente que o professor é um grande vetor motivacional, portanto, deve o educador ser uma seta que aponta ao caminho correto. Ademais, deve o professor ajudar o aluno a construir as bases de seu conhecimento para que este, como no famoso andaime, construa seu conhecimento relacionando com o que ele já sabe. Um aluno com sólidas bases e auto-confiança estará apto a alçar voos altíssimos e se tornará o melhor colaborador que um professor pode ter no processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  7. O item 2, já comentado pelo Elder, traz um hábito muito importante (construir as bases do desempenho confiante). Tenho trabalhado com essa idéia em mente e acho que tenho melhorado nesse sentido. Em relação ao desempenho do professor isso não é problema, mas em relação ao desempenho do aluno é importante deixá-lo caminhar sozinho. Como mãe, tenho a tendência de proteger o máximo possível, mas sei que quanto mais independentes minhas filhas forem é melhor para elas. O que preciso é criar as bases para isso. Deixar claro que estou aqui para dar suporte, caminhar ao lado, mas não posso viver no lugar delas. Levando isso para os alunos, preciso motivar, dar apoio, mostrar que eles conseguem e deixar que caminhem por si só. Além disso devo criar um ambiente no qual a ansiedade seja vencida para que a auto-confiança prevaleça. Quando um aluno descobre que consegue se comunicar sem a ajuda do professor seu sucesso nessa caminhada está garantido.

    ResponderExcluir
  8. O "escutar atentamente" tem que ser visto de forma abrangente. O escutar aqui é algo feito afim de avaliar, analisar, e é fundamental para que o professor possa conhecer o grupo com que está trabalhando e poder, assim, preparar suas aulas em concordância com os anseios e necessidades daquele grupo.

    ResponderExcluir
  9. Item 4. Dar-se tempo é primordial pra todos nós professores, principalmente pra teachers como eu, que tenho muitas turmas bem diferentes umas das outras. O refletir é muito importante quando preparamos nossas aulas, e pensamos em diferentes estratégias para trabalharmos com os nossos alunos.

    ResponderExcluir
  10. Acredito que já aprendi a escutar atentamente, aliás, esse hábito é fundamental na metodologia/aula Yázigi. Se buscamos comunicação autentica,e fluencia de pensamento, o que serpa do professor se não escutasse atentamente seus alunos, mostrando cuidado,interesse, avaliando... Algumas vezes confesso ter perdido esse foco na aula, ter tido a preocupação enorme só com o "accuracy" e o aluno ter percebido esse "descaso" mesmo sem intensão. O contrário tamb´me é verdadeiro, pois quando o aluno percebe que vc presta atenção e se importa com o quê ele está dizendo, vc controi uma relação de confiança que vai além da sala de aula.

    ResponderExcluir
  11. Item 7: praticar comportamentos que influenciam. Inicio minhas ponderações sobre o hábito escolhido pensando em mim como mãe e, nesse sentido, tenho me policiado bastante para ser um modelo de comportamento para os meus filhos, pois sei que sou um referencial fundamental em sua formação. Digo que me policio, porque não sou uma mãe perfeita. Como ser humano tenho minhas limitações e sei que são muitas, porém quando estou no convívio familiar fico muito atenta ao que converso com eles e, especialmente, ao que faço na frente deles, para que meus filhos cresçam desenvolvendo valores básicos, mas sólidos que lhes assegurem a formação de uma personalidade marcada por características positivas. Costumo dizer que no futuro eles podem até se desviar, mas se isso porventura acontecer, me restará o conforto de saber não terá sido em razão de eu ter me comportado como uma mãe omissa.
    Noutro sentir, como educadora tenho procurado me comportar de modo a influenciar positivamente meus alunos a agirem como aprendizes ativos e responsáveis que são. No pensar de Malcolm knowles (an American Adult Educator):
    "O comportamento do professor provavelmente influencia mais do que qualquer outro fator no clima de aprendizagem".
    Assim, procuro agir como eu gostaria que eles agissem: procuro ser pontual no início e no término das aulas; recebo os homeworks na data narcada e sempre os devolvo devidamente corrigidos na aula seguinte; evito faltar, mas quando necessário, me preocupo em deixar o professor substituto ciente do que terá que ser feito naquela aula, para que os alunos não sintam a minha ausência; não recebo homeworks atrasados em consideração aos alunos que arranjam um tempo para fazê-los, exceto em caso de ausência do aluno no dia em que o homeowrk foi pedido etc.
    Ao longo do tempo tenho observado que, agindo assim, tenho obtido um maior comprometimento e uma maior adesão dos alunos à pratica de comportamentos que são desejáveis e esperados, afinal os comportamentos podem ser aprendidos ou aperfeiçoados e é para isso que serve a educação.

    ResponderExcluir
  12. 4. Dar-se tempo:

    Definivamente faz-se necessário dar-se tempo. Em um mundo no qual sortudo é quem consegue dormir 8 horas a noite, dar-se tempo durante o dia é um hábito difícil de se ter, porém necessário. A mente tranquila, relaxada, é sempre uma mente mais aberta e criativa, o que faz com que o professor possa pensar melhor em sua aula, pensando em cada aluno e respeitando suas diferenças, o que faz com que sua aula seja substancialmente mais produtiva.

    Teacher Adriano Alves

    ResponderExcluir
  13. Estava procurando alguns comentários sobre o livro 9 hábitos e fiquei muito surpreso com as observações de todos vocês. Realmente percebo que este livro pode ser uma ferramenta muito importante para ajudar ao professores a serem cada dia melhores em sua missão de educar e ensinar. abraços a todos e parabéns.

    ResponderExcluir