segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O que é felicidade? O que faço para ser feliz?

Caros professores,

Lembram do video "The way to Happiness" que mostramos em nossa última TDP?  Pois bem. Com a finalidade de aguçar suas mentes para melhor explorarem o tema quando levarem suas turmas para atividade de video na Sala do VIVE, solicito responderem as perguntas acima. Seus comentários não só farão bem bem para você como também ajudarão os leitores do blog em suas vidas e poderão servir como  "food for thought" para a atividade proposta.
Para uma maior inspiração acessem e baixem o video no hyperlink:
http://www.4shared.com/account/video/wbsNX8Ig/Voc_aprende.html

8 comentários:

  1. Para mim felicidade é estar em harmonia comigo mesmo e com tudo e todos à minha volta. A busca da felicidade é uma constante e nessa busca aprendemos muita coisa, como nos diz o texto de Shakespeare. Porém, o que acho imprescindível fazer para ser feliz é buscar a Deus pois, uma vez conectado a Ele, esse aprendizado ganha uma dimensão bem maior, e mais facilmente conseguiremos a harmonia de que falei no início.

    ResponderExcluir
  2. As vezes considero o conceito de felicidade muito relativo... Ser feliz eh estar de bem consigo e com os outros, parafraseando Carlos Henrique, e buscar um sentido para o que vc vive. Nao usar uma roupa porque eh moda, usa-la pq vc se sente bem, nao ficarse torturando por atitudes impensadas, eh porem, usar o poder da razao para fazer coisas das quais vc nao se culpara mais tarde. como jah diz a musica, Estar em paz consigo e com o mundo!

    ResponderExcluir
  3. Ser feliz não é uma atitude passiva. Não podemos esperar que outros ou coisas nos tragam felicidade. Precisamos buscá-la com vontade. Em uma de suas cartas o apóstolo Paulo diz: "Alegrem-se, outra vez digo, alegrem-se." É uma questão de atitude. Porém não é algo fácil ou barato. Precisamos da ajuda de Deus para nos fortalecer nessa busca. Agora, uma coisa é certa: fazer alguém feliz nos traz muita felicidade.

    ResponderExcluir
  4. Felicidade, para mim, é estar bem com Deus, com os outros e comigo mesmo.
    É muito complicado falar de felicidade, expressar em palavras algo que a gente só sabe sentir. Mas eu acho que resumi bem o que é felicidade para mim. Acho que uma palavra que na minha vida sempre trouxe felicidade foi "koinonia". Esta é a raiz grega da palavra comunhão. Sempre que estou em comunhão com Deus, com minha família, com meu trabalho, com meus estudos, com meu próximo eu fico muito feliz. Portanto, como Marcinha disse, é uma atitude positivca, imperativa. Devemos ir atrás da felicidade, ainda que no meio do caminho tenhamos que suportar dificuldades, como disse Exupéry em O Pequeno Príncipe: "É preciso que eu suporte duas ou três lagartas se quiser conhecer as borboletas. Dizem que são tão belas!
    Ou ainda, no meu livro de cabeceira: No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” Jo 16:33

    PS.: http://www.youtube.com/watch?v=vlLh8K6FF8A

    Gente, também indico esta versão de "O Menestrel" que é muito linda.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Não há nada mais difícil de se definir do que a palavra felicidade, e responder: se é feliz ou se está feliz? Eu, humildemente, acredito que a felicidade, mesmo plena, não se encontra no universo do SER, mas do ESTAR. Portanto, penso assim: felicidade é ter bons sentimentos, é estar bem consigo e fazer bem ao outro, é ter a capacidade de amar sem esperar nada em troca, é estar em um estado de espírito excelente, sempre em conexão com Deus. Mas nem sempre estamos nesse estado de espírito, por vezes nos deparamos com problemas que nos entristecem, nos revoltam, nos fazem chorar, e até nos revoltar com os desígnios de Deus.. Quantas vezes não sabemos como lidar com os infortúnios? e como não não questionar: será que nesse momento somos felizes? Será que podemos nos considerar seres completamente felizes diante de tanta desgraça, pobreza e injustiça no mundo em que vivemos quando nada fazemos para ajudar ao próximo? Por isso, penso que não se é feliz, sem tem momentos de alegria, de satisfação, o que depende de cada um quão efêmero esse momento pode ser, porque depende da espiritualidade de cada um. Devemos buscar dentro de nós mesmos o que nos faz estar verdadeiramente e honestamente felizes, muito mais do que buscar coisas que estão ao nosso redor.

    "A felicidade não se resume na ausência de problemas, mas sim na sua capacidade de lidar com eles." Albert Einstein

    ResponderExcluir
  7. Estou, nesse momento feliz, em ler os depoimentos postados. Filosofar é sempre bom, renova minha alma. Minha primeira percepção sobre felicidade é que se Deus me colocou nesse mundo, é para eu ser feliz e fazer os outros felizes também. Felicidade para mim é essa troca, e a minha personalidade me leva a ser mais feliz ainda, quando faço alguém feliz sem esperar nada em troca. Hoje, procuro a felicidade nas coisas mais simples e já verifiquei que não vale a pena ter tanto stress com os problemas. Eles passam e vão embora na medida em que os enfrento com firmeza e fé. Procuro seguir a Oração de São Francisco e o salmo 23 na minha vida... nem sempre é possível, mas toda vez que tenho momentos como este, aqui e agora, revejo meus princípios, meus valores e minha atitudes.

    ResponderExcluir
  8. "O caminho da felicidade dentro do cérebro é interessante. O nervo óptico transforma em impulsos nervosos a imagem captada pela visão. Em seguida, o córtex visual decodifica a informação e a envia para o tálamo, que é responsável pelas emoções. Depois o hipocampo compara as informações recebidas com as arquivadas como se fossem arquivos de disquetes.
    A situação vivenciada é associada com recordações e lembranças vividas em momentos anteriores. Na amígdala, a informação recebe um conteúdo emocional com base nessas associações positivas, resultando em uma sensação de euforia. Depois de percorrer várias partes do sistema límbico, retorna novamente pelo tálamo. Quando os impulsos chegam ao córtex pré-frontal, são analisados racionalmente. Misturam-se emoção e razão, que são enviados para o septo, no sistema límbico. Lá se forma a intensa sensação de alegria".

    http://www.crentes.net/artigo/o-que-a-biblia-fala-sobre-felicidade.php


    A minha felicidade está em um dia de sol na praia tomando água de coco, no meu trabalho quando tudo deu certo como planejado, está nas minhas viagens, nas lembranças de bons momentos. E ainda quando tenho decepções e tristezas, eu sou feliz, sou feliz porque a minha felicidade independe das circustâncias; ela sempre está ali, mesmo que guardada e esquecida. Ter a certeza que existe um DEUS poderoso, misericordioso, capaz de me amar e que pode me ouvir e ter compaixão de mim, me faz acreditar que viver vale a pena, que a felicidade está bem aqui, dentro de mim mesma.

    ResponderExcluir