segunda-feira, 28 de março de 2011

Leituras extras

Caros professores

Conforme prometido estou postando o espaço para publicarem seus projetos de readings. Cada professor deve descrever aqui (até o final desta semana) seu planejamento de inserir tarefas de iniciação ao hábito de leitura extra no currículo de suas turmas.

Aguardo,

Cidinho Marques

21 comentários:

  1. Hello, people! A ideia dos "Readers" é singela e reproduz algo que vivi no ensino médio. Teremos um Café Literário. Cada aluno lerá um livro da Biblioteca (ou um conto) e fará uma resenha crítica do livro, de forma simples, Só para expressar sua opinião mesmo. As opiniões deles acerca dos livros (ou contos, ou whatever) serão apresentadas em um café da manhã com visita de outros colegas de outras turmas. Como só tenho turmas no sábado, creio que dará certo. Assim, eles podem interagir com outros colegas em inglês e trocar opiniões a respeito das leituras! ;)

    ResponderExcluir
  2. Hello people

    Os projetos de reading já começaram a ser implementados nas minhas aulas...
    Nas turmas de advanced I & IV seleccionei dois livros que irão circular pelos alunos em esquema rotativo.

    Advanced I - "Short American Stories", de diferentes autores. Este é um livro que compila contos de diferentes autores americanos;

    Advanced IV - Three men in a boat de Jerome K.Jerome.

    Em ambos os casos, a proposta é de leitura, produção de uma ficha de leitura (com informação sobre autor, obra, sumário da estória, data e nome do leitor) e apresentação em aula.

    A apresentação em aula ocorrerá em formato de story telling, sendo realizada no início de cada aula.

    Cada aluno pode ficar com o livro por uma semana.
    No caso do Advanced I, cada aluno lê um conto. Na turma de Advanced IV, cada aluno lê dois capítulos.
    A ideia do story telling é um modo de trabalhar a apresentação pessoal, a partilha de informação em grupo e ainda a produção escrita (ficha de leitura).

    Na turma do Advanced I, como são alunos mais novos e o livro de contos tem estórias muito curtas, fiz ainda a proposta de que cada um escolha um site de notícias ou informações científicas para pesquisar e construir um dossier de informações sobre temáticas específicas.
    A compilação deste dossier deve também ser feita de forma organizada(orientações sobre este modelo já foram passadas aos alunos).
    A observação de cada tema deverá ser feita durante um mês, podendo ao final de um mês mudar-se a temática ou continuar no mesmo tema.
    Este projeto deve ser levado a cabo até ao final do semestre.

    No caso do meu aluno individual, estamos a trabalhar a partir de notícias da revista Newsweek e ainda de um livro de contos da minha biblioteca pessoal chamado "Tales of Old Japan".
    A minha proposta neste caso surgiu da sensibilidade do meu aluno à cultura oriental.
    As notícias deverão ser material usado para discussão em aula e o livro uma leitura prazeirosa para as viagens de avião (que são bastante frequentes).

    ResponderExcluir
  3. Tenho 3 turmas que estão trabalhando leituras extras, pois todas as outras são little kids, e etc...Na minha turma de YTeen1, estamos trabalhando o velho penpal, estou trabalhando com o Yteen do professor Carlinhos e tem sido muito legal e proveitoso, eles não sabem quem são os colegas das cartinhas e hoje eles já esperam ansiosos para lerem o que seus colegas escreveram e o que vão perguntar dessa vez. esperamos na páscoa fazer uma atividade fora da escola para que els se conheçam , e assim mudamos o foco das cartas.
    Com o Cep 1 de sábado, seguindo a idéia da professora Márcia, estou trabalhando biografias, funcionando da seguinte maneira...eu estabeleço o tema macro, por exemplo, sport, música...e cada aluno traz um parágrafo sobre a pessoa que eels querem pesquisar dentro do tema determinado, tem sido bem legal, como meu cep1 é sábado, gastamos 20 minutos no início da aula sempre.
    No NYP1, temos trabalhado as news desde o segundo dia de aula, a cada aula, como tenho 20 alunos nessa sala, eu seleciono 4 alunos pra pesquisar e falar em sala as news daquele dia, e todos os outros debatem. Isso é imutável em minhas aulas, toda aula fazemos nos primeiros 15 minutos, e hoje já percebo que els mesmos cobram quando ainda não comecei. tem dado muito certo. beijos Lud

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou amante de poesias e vou a partir da semana que vem trabalhar poesia com meus alunos, na minha turma de AVANÇADO irei começar com leituras, contudo, com o intuito de que meus alunos comecem a produzir algo, independente de rima ou métrica. Quero ir de Walt Whitman a Edgar Allan Poe e Shakeaspere. Vai exigir preparo meu, pois vou ter que entender o contexto e a poesia em si, bem como por vezes um vocabulário rebuscado e também vai exigir dos meus alunos, pois vou pedir que semanalmente um deles recite a poesia e explique para os colegas de sala. Nas turmas de Nas duas turmas de YTEEN 1 e YTEEN 3 vou trabalhar com poesia cantada, que é a música, vamos ler músicas(poéticas) que tragam alguma mensagem de valor! No Kids 2 vou trabalhar com literatura infantil e a cada final de aula ler um conto ou uma estória e pedir um desenho ao final. Não vou fazer readers com o MYP4 pois já estou fazendo o Projeto sobre Anglicismos. Espero realmente pôr em prática e contribuir, de alguma forma, para o desenvolvimento do prazer da literatura nos meus alunos.

    ResponderExcluir
  6. Na turma de CEP1 estamos trabalhando com biografias. A idéia é estimular a leitura com textos que os alunos possam compreender e sintam-se estimulados a buscar cada vez mais informações. Para começar, cada aluno escreve uma pequena autobiografia sem colocar nome e os outros alunos tentam identificar o autor de cada texto. Em seguida (essas atividades devem ocorrer em aulas diferentes), os alunos escrevem sobre uma pessoa famosa e mais uma vez os colegas precisam identificar essa pessoa. A partir daí, os alunos buscam biografias ou perfis na internet que contenham as informações que eles estão aprendendo (nome, idade, lugar de origem, família, interesses, profissão, características...). Além das informações que estão dentro do conteúdo estudado, a idéia é estimular novas descobertas, curiosidades e fatos que despertem a atenção. Uma vez por semana os alunos devem compartilhar em aula sobre as biografias que leram.

    ResponderExcluir
  7. Oi, gente!

    Tenho dois projetos em simples de reading com diferentes níveis. O primeiro já estou implementando nas turmas do kids 1. Pelo menos duas vezes por mês levo um livro para contar uma história aos alunos, mas sempre incentivando a interação e a participação deles nesse processo. Eles adoram!
    O segundo ainda não teve início, mas vou implementar com as turmas do ML2. Vou usar as revistinhas da turma da mônica que temos no yazigi pra fazer um rodízio de leitura na turma. Cada semana um aluno será sorteado pra levar um exemplar pra casa, e na semana seguinte ele terá a oportunidade de contar aos colegas a estorinha que mais gostou.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!A minha ideia para o projeto do reading, que colocarei em prática na próxima semana, é a seguinte: Na terça, em um espaço que reservarei para tal, irei questionar meus alunos sobre o quais assuntos eles gostam de ler. No quadro, serão elencados os assuntos escolhidos. Através de um sorteio, escolher-se-á um assunto e, baseado nele, os alunos terão que escolher uma leitura para apresentar na terça seguinte. Eles podem ir pelos mais diversos caminhos para escolher o que ler, pode ser um artigo na internet, um trecho de um livro, uma notícia em um site, mas, claro, deverá ser uma fonte de leitura na língua inglesa e tal fonte deverá ser trazida para a aula. Pensei em fazer assim como uma forma de os alunos serem estimulados a ler aquilo que lhes interessa, e, quem sabe, despertá-los para o prazer da leitura. Falo isso porque desenvolverei o projeto com meus alunos de MYP, duas turmas cheias de adolescentes, que, no geral, não têm muito interesse em desenvolver o hábito de ler.Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  10. Olá todos!

    A idéia do reading foi algo que teve uma repercussão excelente semestre passado com uma turma que tinha e fiquei muito feliz sobre o projeto. Em relação ao projeto deste semestre, cada aluno do pós avançado terá as próximas duas semanas para escolher um livro a ser lido durante os próximos dois meses e deverão realizar uma apresentação optando por um dos três tópicos: Plot, characters or Language.

    ResponderExcluir
  11. Olá! O projeto de reading já foi iniciado na minha turma de CEP 3 aos sábados. Nasceu de uma sugestão de um aluno, de fazermos em sala algo que pudesse melhorar a escrita deles. Como uma escrita boa é reflexo de um leitura boa, sugeri a eles que focássemos para este semestre a leitura em sala de aula e deixei a programação bem livre, eles mesmos escolheriam o que trabalhar. Assim, ficou decidido que, a cada semana, um aluno diferente leve para sala de aula uma música, um poema, uma reportagem, um artigo de jornal... qualquer coisa que eles achem interessante, tanto para eles quanto para os colegas. Trabalharemos com o material deles e reservaremos 15 minutos da aula para a discussão dos textos, focando desde a mensagem do texto, à gramática e o vocabulário que eles têm dúvidas. Começaremos a partir do próximo sábado.
    Ainda não implementei o projeto nas outras turmas, mas também pretendo deixar a temática bem livre, para que os alunos trabalhem com os gêneros textuais com os quais eles se sintam mais a vontade. Começo esta semana nas outras turmas. Até logo.

    ResponderExcluir
  12. Para o Readers eu estou pedindo aos meus alunos que estão lendo algum livro que tragam um resumo para apresentar a turma sobre o livro que estão lendo, sendo de 2 alunos por semana, se chegar uma hora que nenhum esteja lendo um livro novo, que eles tragam algo que eles acharam interessante (achei legal a ideia da profa Lorena) e que eles tragam isso em escrito para podermos discutir na aula. Aceito sugestões :)

    ResponderExcluir
  13. Ola Y teachers,

    O meu projeto assemelha-se com o da professora Lorena. Quero explorar o prazer que eles já tenham em ler algo.Dessa forma, na minha turma de avançado,que funciona aos sábados em 2 horários seguidos, no início de cada uma das aulas,um aluno trará uma leitura relevante para sí, que poderá ser de um trecho de livro que goste, um artigo que considere interessante,de qualquer teor: ciêntífico, poético,informativo, de qualquer fonte que queira, desde que naturalmente seja em língua inglesa.

    A idéia é que possam compartilhar seus interessses com os outros e, de alguma forma,se deixarem conhecer pelos outros alunos, mostrarem como são.
    A aplicação do projeto começará a partir do sábado posterior aos testes.

    Aceito contribuições de sugestões para aperfeiçoar a idéia ou críticas.

    Até logo

    Nivandro

    ResponderExcluir
  14. Como tenho muitos grupos e de níveis diferentes, o projeto "readers" está sendo implantado aos poucos com cada grupo. Minha turma de YTEEN 1 já está envolvida em um "pen pal club" com outra turma de mesmo nível da prof. Ludmila, onde eles lêem e respondem cartas de colegas que irão conhecer posteriormente. Nas turmas de MYP e Adv comecei trabalhando textos do próprio livro como um "start" e a partir daí, pedi a eles que tragam textos/noticiário relacionados ao tema lido em sala, e a partir da próxima aula, tornarei isso uma rotina, em que os alunos partilharão com o grupo algo interessante que leram, seja um livro ou artigo/notícia. Com os grupos de CEP 1 e YTEEN 3 penso em seguir a idéia da prof. Márcia e pedir que eles comecem por pesquisar perfis de famosos que conheçam e gostem e apresentem o perfil ao grupo.

    ResponderExcluir
  15. Hi folks!
    Tenho uma turma de Kids 3A, que tenho incentivado eles a buscarem historinhas na biblioteca, e assim, temos comentado nos ultimos minutos das aulas sobre essas leituras.
    Já levei eles a biblioteca, já conheceram e já alugaram livros lá.

    Ainda estou em busca de um trabalho que realizarei com eles como "semester production" baseado nestas leituras. Breve postarei detalhes deste "SP".
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  16. Caros colegas,
    tenho dois projetos de leitura para os Kids.
    Um deles é bem simples: levo um livro para ler junto com eles, pelo menos duas vezes por mês. É interessante! Eles participam, interagem e isso os incentiva a ler histórias em casa e nos contar nas aulas.
    Já a minha turma de Kids 2 é muito mista. Tenho alunos que sabem ler e escrevem com dificuldade e tenho alunos que escrevem poucas coisas além de seus nomes.
    Li um artigo muito interessante na revista Nova Escola sobre passos para um processo eficaz de alfabetização e achei que seria interessante pesquisar mais sobre o assunto, para poder aplicar este projeto em minha turminha.
    Acho bastante pertinente o fator da alfabetização no idioma que ensinamos, já que, praticamente, recebemos nossos alunos "prontos" e deixamos a tarefa de alfabetizá-los para outrem.
    Em pesquisas recentes, descobriu-se que quatro em cada dez brasileiros "alfabetizados" não conseguem compreender nada, além de pequenos textos. Isso porque o processo de alfabetização, durante muito tempo, constitui-se por atividades de cópia e memorização, onde os alunos teriam apenas que decifrar letras e sílabas, e escrevê-las até ficarem exaustos.
    A alfabetização tem que ser levada a sério, pois influi diretamente sobre o gosto pela leitura dos cidadãos que formamos. Pensei que, há uma grande probabilidade de nossos alunos não gostarem de ler (em português ou inglês) por conta de terem vivido processos de alfabetização ineficientes e, sobretudo, maçantes.

    ResponderExcluir
  17. Olá professores e seguidores,

    Fiz 2 tipos de projeto de leitura na minha turma do CEP 3. A primeira atividade será um resumo das notícias da semana, feito normalmente na 5a feira por 1 alunos sorteado. Esse aluno terá que pesquisar em jornais ou revistas, as notícias mais importantes da semana e apresentar para a turma. Outro foco na leitura que estou desenvolvendo é com Fairy Tales. Preparei uma aula com o tema, fomos visitar a biblioteca e para a px aula 4 alunos farão a dramatização dos 3 porquinhos. Então cada semana os alunos escolhem a estória e faremos essa dramatização. É uma forma de conseguir que eles lçeiam em inglês. Na aula na biblioteca, eles acharam até seus livros favoritos em inglês, mas senti que ainda não possuem inglês suficiente para desenvolverem uma leitura fluente.

    ResponderExcluir
  18. Queridos... Terei dois projetos de leitura:
    O dos grupos de CEP eu enviarei links semanais pela Hot Line para eles (leituras variadas) e eles na semana seguinte terao que trazer um outro texto na mesma linha, que eles acham interessante para a turma, e assim vamos alternando. Com os meus kids e teens trabalharemos alguns livros infanto-juvenis fazendo a leitra e posterior mural com asmensagens mais marcantes dos livros!

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Os meus projetos estao direcionados para duas turmas: Cep 2, troca de emails em forma de diario, para que eles se envolvam mais entre si e tambem trabalhem o vocabulario e tempos verbais q estao sendo estudados em sala, esses emails devem ser impressos e lidos em sala, uma vez por semana. No yteen 3 vou trabalhar news (atualidades) pois o livro aborda muito isso e os alunos dessa turma sao muito curiosos, todo dia alguem tem uma coisa nova pra ensinar ou acrescentar, achei muito interessante trabalhar com ele dessa forma.

    ResponderExcluir
  21. Ola Pessoal!!!
    Estou desenvolvendo o projeto de leitura com minha turma de MYP 1. O tema é "SÃO LUIS 400 ANOS". de uma conversa em sala de aula descobrimos que os alunos, na sua maioria ludovicenses, não sabiam muito da historia e cultura da nossa "ilha". Assim dividimos os iténs para pesquisa e os alunos estão colhendo material e trazendo pra aula pra discutirmos e selecionarmos para uma apresentação no fim do semestre.Eles tem que pesquisar,fazer uma resenha em ingles, das informações levantadas e apresentar na sala.

    ResponderExcluir