segunda-feira, 20 de junho de 2011

O conteúdo do nosso Blog desta semana será feito por vocês. Conforme informado na última TDP preciso que descrevam aqui  suas experiências com o projeto de Leitura, cujo desafio lançamos no inicio deste semestre. Relatem:
  1. Com que turma(s) trabalhou;
  2. Qual foi o "mote" de cada projeto
  3. Qual foi a técnica seguida
  4. Quais os resultados alcançados.
De posse dos seus relatos instalaremos um projeto mais sistemático de uso e incentivo à leitura no II semestre. O prazo é a TDP desta próxima sexta.

12 comentários:

  1. O Projeto de leitura que desenvolvi nada mais foi do que uma rotina de trabalhar histórias e de debater com meus alunos sobre aspectos culturais e sociais que eles vinham lendo no decorrer do semestre. Trabalhei com o Kids, criando uma rotina de leitura não tão voltada para a língua inglesa, uma vez que comentavamos sobre suas leituras que obtinham durante a semana em casa, na escola. Mas o tema que eles traziam sempre tinha ligação com o conteudo que abordavamos em sala, assim podiamos com os debates introduzir os temas das aulas. Trabalhamos tambem mini textos em ingles que são informativos (contidos no material didatico), em forma de historinha.
    Com o Yteen, trabalhamos diferente, cada aluno alugava na biblioteca uma historia em ingles, e apresentava a turma um trabalho realizado a partir da historia escohida, podia ser texto, podia ser dialogo, figuras, desenho, colagem, etc.
    Em resultados, o Kids pareceu mais empolgado e incentivou o raciocinio aos assuntos das aulas e na construção de frases em ingles que defendiam suas opinioes. Quanto ao Yteen, ajudou na compreensao de leituras na lingua e nos debates que eu propunha com os temas das aulas, onde eles pudessem se utilizar das leituras para exemplificar as aulas.

    ResponderExcluir
  2. Hello there! ;)
    Esse semestre tive três turmas.
    Na turma do Express, por ser uma turma nova e com outro foco, Carol e eu não trabalhamos o projeto. Os alunos estão adaptando suas rotinas ao curso e têm apresentado, até mesmo, dificuldade em comparecer às aulas.
    Na turma do MYP2 o projeto foi uma sucesso. Fomos à biblioteca, cada aluno escolheu um livro e teve dois meses para lê-lo. Eu tbm escolhi um livro para que pudesse sentir em que ritmo os alunos estavam, tanto mais porque muitos trabalham. Fizemos um café literário e convidamos várias turmas para partilhar desse momento.
    No CEP 04 o projeto deu certo apenas no começo. Cada aluno teria de escolher uma notícia na web e mandar o link por hotline para que eu distribuísse aos demais. Como alguns estudantes pegavam notícias difíceis, muitos colegas não tinham intetresse em ler e descutir, por vezes, em virtude da ausência de léxico. Como estava com a programação apertada, confesso que não dei a devida orientação. Essa turma foi a que participou da gincana e já estava um pouco sobrecarregada.

    ResponderExcluir
  3. Eu tentei realizar o projeto com uma das duas turmas que eu tinha no início do semestre. Optei por não fazer com as duas porque a turma de MYP4 já estava fazendo o PBL e não queria fazer coisas demais com eles. Por falta de experiência não sabia quantas coisas diferentes os alunos conseguem fazer ao mesmo tempo e tive medo de perder muito tempo e acabar me atrasando na programação.
    Confesso que a minha tentativa com a turma de CEP4 não deu certo. A aquiescência da turma foi zero. Primeiramente cada aluno tinha que contar um pouco do livro que estavam lendo, mas por ser uma turma de sábado os alunos chegavam atrasados, não tinham lido nada durante a semana ou até mesmo tinham desistido do livro que iam ler. Como me atrasei um pouco no início do semestre e a turma não estava empolgada, o projeto foi deixado de lado no final das contas.

    ResponderExcluir
  4. Ola,
    infelizmente nao consegui realizar o projeto com todas as turmas. Cheguei a fazer um planejamento mas, confesso que me atrapaalhei pelo caminho e nao consegui colocar em pratica. O Little Kids, com quem tenho pratica de leitura semanal, fizemos algo interessante. O livro e baseado em historinhas e nos contamos de diversas formas. Com o audio, com o video, com flashcards e eles sempre recontam a historia a seu modo. Como ainda nao sao alfabetizados essa e a unica forma de incentivo a leitura para os pequeninos!
    E com o Kids o que acaba sendo um "mini readers" sao as pesquisas que eles fazem uma vez por mes, aproximadamente, sobre os temas abordados em sala. Primeiro falaram sobre seuas animais favoritos, depois pesquisaram sobre o hipopotamo, entre outros.
    Nao foi como eu gostaria mas foi um comeco.

    ResponderExcluir
  5. Olá a todos,

    O projeto de leitura que desenvolvi com as minhas turmas de MYP2 e MYP3 teve como mote o interesse de cada aluno a ser compartilhado com os demais. Conforme já havia explanado anteriormente no blog, essas turmas de intermediário são basicamente compostas por adolescentes que não têm, em geral, o hábito de leitura. Pensando nisso, pedi que cada aluno escrevesse em um pedacinho de papel sobre o que mais gostava de ler, valeria qualquer coisa. Cada semana, se possível, sortearíamos um tema para a pesquisa, e, na semana seguinte, dividiríamos o que cada um tinha achado de interessante. Diversos temas foram sugeridos pelos alunos, de livro sobre o mundo de Harry Potter, passando por notícias sobre esporte, sobre música, até comic books, como exemplos. Acho que obtive resultados interessantes, tendo em vista que além de sentir que foi um incentivo válido para o desenvolvimento do hábito da leitura, estimulou os alunos a falar mais na língua alvo, perincipalmente os alunos do MYP3, que no início das aulas se mostraram mais resistentes e até desestimulados em se comunicar em inglês. Essa turma, realmente, apresentou sensível melhora. De alunos apáticos, passaram a alunos bem mais participativos, porque só quem lê tem o que falar.

    ResponderExcluir
  6. O meu projeto não chegou muito longe, fiquei muito preocupada e atarefada com outros projetos como o PBL, que apresentarei amanhã, a gincana, ensaios... Enfim, esse semestre foi cheio de atividades extras e o meu readers acabou ficando de lado. Vou tentar colocá-lo em prática semestre que vem.

    Daniele Teixeira

    ResponderExcluir
  7. Como só tenho duas turmas, desenvolvi o PBL com o MYP 01 e o de leitura com a turma do post adv. O projeto iniciou com uma visita a biblioteca para que os alunos conhecessem o ambiente e escolhessem um livro para sua leitura. Na aula seguinte, decidimos que as apresentações seriam realizadas no dia da avaliação de fim de semestre, já que eles não fazem uma prova pré-elaborada como as outras turmas.
    Após a escolha do livro, decidimos que a apresentação poderia englobar três tópicos diferentes: “The Plot, The Characters or The Language”. Cada aluno decidiu qual seria o mais interessante para sua apresentação, e no próximo sábado, acompanhado de um saboroso Brunch planejado pelos alunos, vamos desfrutar dos comentários sobre os livros lidos.
    Trabalho o projeto de leitura desde o semestre passado, quando foi muito bem recebido pela turma do Adv 03. Os mesmos trabalharam contos, onde foram selecionados alguns trechos polêmicos e opinativos para serem discutidos em sala de aula.
    Incentivo o projeto, pois não há dificuldade para realização e realmente ocorre uma melhora significativa no aprendizado dos alunos.

    ResponderExcluir
  8. Eu trabalhei com os meus dois cep 1 o projeto das biografias, os alunos sorteados na aula anterior traziam alguns detalhes das biografias dos artistas, esportistas, autores etc...que eles apreciavam e apresentavam para a turma deles. Foi super satisfatório e os alunos desenvolveram bastante em relação as perguntas e sua segurança em aprender.
    naminha turma do make your point 1 eu trabalhei com news, e foi super legal pois fez parte da aula, e mesmo qd eu começava com alguma outra coisa eles cobravam e discutiam bastante. eu sorteava na aula anterior 3 alunos e 3 tipos de tópicos de noticias para que eles apresentassem e todos participassem da discussão. Eu percebi uma desenvoltura muito maior em alunos que nunca falavam nada, foi muito bom!
    Na minha turma de Yteen comecei ou seja voltamos com o projeto do pen pal com outra turma do Yteen 1 que foi a de carlinhos, inciou muito bem, eles escreviam sobre alguns topicos trabalhados e tínhamos a parte das questions, que eles faziam pra outra turma e eu entregava pra carlinhos, mas por motivo de força amior o projeto parou no meio, mas ate onde fomos foi bem legal, espero repetir no próximo semestre.

    ResponderExcluir
  9. Assim como a Dani Teixeira, fiquei mto atarefada com as outras atividades, e não consegui realizar o Readers do modo como gostaria com todas as minhas turmas.
    No começo, coloquei em prática com uma das minhas turmas de CEP 3. Primeiro, entreguei a eles um pequeno questionário para a auto-avaliação sobre a prática de leitura em inglês. Nesse questionário, eles diriam se tem o costume de ler em inglês ou não, se acham importante, se isso pode ou não ajudar a fluência deles. Após isso, convencionamos que toda semana, cada um deles iria trazer um material para leitura, à escolha deles... podia ser uma música, uma poesia, uma entrevista. Isso foi feito em algumas aulas. Alguns alnuos trouxeram para a turma, material que eles mesmos escreveram. Nessas aulas, trabalhamos com os textos de acordo com as necessidades dos alunos. Se eles preferissem trabalhar a temática, nós assim faríamos, se preferissem trabalhar vocabulário, ou gramática [desde que adequadaa ao nível deles], faríamos.
    Ainda que não tenha trabalhado como gostaria, notei resultados em meus alunos. Eles ficaram menos desconfortáveis ao fazer uma atividade de leitura/escrita na sala, e conseguiram ler um texto em inglês de uma maneira mais proeficiente.
    Pretendo trabalhar com esse projeto para o próximo semestre, duma maneira mais sitemática.

    ResponderExcluir
  10. Para o PBL eu pensei em fazer um evento solidário que pode ser algo como "Sports for Life Bazzar" ou "Sports for Life Fair". A ideia inicial é juntar o máximo de objetos e utensílios com meus alunos (por ex. cds, dvds, roupas, artigos esportivos etc) e vender para arrecadar fundos para a campanha. Preciso amadurecer a ideia ainda por que to pensando também em como juntar essa ação com o esporte e o inglês. Quem sabe um dia de atividades esportivas (como aconteceu na abertura da campanha na quadra do yazigi; mas agora com meninos e meninas de alguma comunidade interagindo com nossos alunos. O evento poderia acontecer por exemplo no Res. Piramide ou onde for mais conveniente.

    ResponderExcluir
  11. Inicialmente devo admitir que deixei meus alunos um pouco soltos em relação à escolha do tema. Assim como Marcinha tenho apenas uma turma que é do make your point 3. No dia em que discutimos sobre o projeto surgiram três idéias: 1) verificar se exitia aqui em São Luis alguma representação do movimento nacional chamado Caravana do esporte; 2) Pesquisar sobre um programa do governo municipal local que leva o esporte às comunidades carentes sempre aos domingos; e 3) Visitar a CEDEMAC e desenvolver o projeto focando o trabalho que eles desevolvem com deficientes visuais tendo o esporte como ferramenta de inclusão social. Finalmente nesta semana os alunos decidiram abraçar a ideia nº 3 e já marcamos nossa visita para a próxima 5ª feira (dia 24/09). Acredito que vai ser uma experiência enriquecedora e bastante reveladora tanto pra eles como pra mim.

    ResponderExcluir