segunda-feira, 5 de março de 2012

Projetos


Pedagogia de Projetos
Caros professores,

Conforme informado em nossa última TDP vocês devem postar aqui seus projetos de ICT. As postagens deverão seguir a seguinte instrução:
1. Um projeto por mês;
2. Uma ICT tool de cada vez. O professor deve citar o nome de ICT Tool no cabeçalho da postagem assim como os demais dados apresentados no Power Point a ser enviado;
3. Cada projeto deve ser postado (neste blog) até o dia 10 de cada mês;
4. O último projeto deve ter sido executado até o final da primeira quinzrna de Junho;
5. Até o final de junho 2012 o projeto escolhido deve ter sido postado no YouTube.
6. Os colegas devem comentar os projetos dos outros (mensalmente) - pelo menos de um(a) outro(a) professor(a) diretamente no blog.
7. A votação do projeto vencedor acontecerá na primeira semana de julho (2012)

19 comentários:

  1. Meu projeto será com o market leader intermediate level, meu aluno business Stelmo.

    Core media skill: Negotiation

    Learning Activity:Iremos trabalhar opiniões sobre assuntos relacionados a unidade trabalhada no mês de março no facebook. O grupo no início contará com o meu aluno, eu e os 5 alunos tbm manager que trabalham com ele.

    Communicative Syllabus to be learned/lexical or semantic item
    Talking about their company " the company was founded...we have subsidiaries...we make/manufacture...

    ResponderExcluir
  2. O meu primeiro projeto será aplicado com um aluno individual (nível avançado).
    Core Media skill: Networking
    Learning activity: estamos discutindo sobre fontes alternativas de energia. Quero apresentar um texto sobre fontes de energia utilizadas em diferentes empresas e pedir a opinião desse aluno. Vou também estimulá-lo a compartilhar essas informações com colegas.
    Communicative syllabus: Language used to express opinions and making a contribution in a discussion. (Example: I'd like to add...; That's something I'd like to comment on.; In my opinion...)

    ResponderExcluir
  3. Irei usar TICs na turma do magic Links 3, na qual estamos trabalhando o tema games, leisure time activities e fun activities.
    Março 2012
    Core media skill: PLAY
    Learning activity: video game competion, games rules
    Communicative syllabus: It´s your turn, it´s my turn, Let´s play, get together, take a turn, miss a turn, the winner is, you have to...

    Patrícia Brant

    ResponderExcluir
  4. Meu projeto será realizado com a turma de MYP 2 de 08:00, de sábado.

    Core media skill: Judgment.

    Learning activities: Os alunos serão expostos a fatos de explicação ou existência duvidosa, que irei pesquisar na internet e em outras fontes, para que os alunos façam o seu julgamento. Cada semana, durante o mês desta atividade, postarei no facebook (criarei um grupo para esta turma) um fato juntamente com a pergunta : "myth or reality?". Os alunos exporão sua ideias,seus julgamentos próprios e de terceiros através de suas pesquisas.

    Communicative Syllabus: "I think...", "I´ve heard that...", "The truth about...", "As far as I'm concerned...", "As a matter of fact...", "In fact..", "Actually.."

    ResponderExcluir
  5. Meu projeto será com a minha turma de MYP1 sábado (08:00 - 10:00)
    Core media skill: Collective Intelligence
    Learning activities: Usarei o texto, que já está no livro, sobre a custódia em famílias homoafetivas e o 'task' dos alunos é expressar sua opinião no grupo da turma no facebook, juntamente com algum fato verídico que corrobore com sua opinião. Depois praticaremos as expressões para concordar e discordar de acordo com o que os outros alunos postarem.
    Communicative syllabus: o uso comunicativo de como expressar suas opiniões e concordar ou discordar educadamente.

    Problema: ainda não tenho certeza da quantidade de alunos na turma, até hoje não vieram mais que 5 pessoas e só tenho o face de dois alunos. Mesmo assim achei que seria melhor postar no face do que fazer uma apresentação no power point ou algo do gênero. Aceito críticas e sugestões. Facebook - https://www.facebook.com/groups/180887642027167/

    ResponderExcluir
  6. Lorena, gostei muito do seu projeto, achei que ficou bem interessante.

    ResponderExcluir
  7. Hello Folks!
    A ‘Core media skill’ que escolhi para este primeiro mês do projeto foi a ‘Collective Intelligence’. Para essa primeira atividade usaremos o Skype como ferramenta e estou pensando o seguinte: Tenho uma amiga que mora na Florida-USA. Ela se chama Nathalie Orego, é muito inteligente, trabalha na ‘Coastal Consulting Services’, estuda na USF, é natural da Colômbia e já veio ao Brasil.

    A ideia é reunir os alunos do meu grupo CEP4 (CP43) na sala 3D para conversarmos via SKYPE com a Nathalie sobre peculiaridades culturais, claro, mas dando ênfase a Educação e Mercado de Trabalho no Brasil, Colômbia, USA e também sobre nosso futuro. (Assuntos bastante discutidos no CEP4). Sendo assim, trabalharemos com várias “Communicative Syllabus”, mas aqui destaquei as principais: How long have you been there...? Are you good at... ? Are you interested in...? Do you always work indoors...? I’ve lived here since (…) How do you feel about…?/ Nós também conversaremos sobre: ‘Plans and intentions, Predictions, Conditions and probable consequences’: What are you going to do...? Are you planning to...? What will your life be like in 5 years from now? If Brazil wins the World Cup, I'll be very happy. How about you? (…)

    Gente! Por enquanto é isso. Mas, me tirem uma duvida. Onde essa atividade se encaixaria melhor? 'Collective Intelligence’ mesmo ou ‘Distributed Cognition’? Confesso que fiquei confuso. Sugestões serão bem vindas! Thanks!!!!

    ResponderExcluir
  8. Meu primeiro projeto será realizado com a turma de YTeen 3 (Seg e Quarta às 16h15).

    Core Media Skill: Networking

    Learning activities: Começaremos uma unidade que discute sobre Reciclagem e Problemas Ambientais (aquecimento global, poluição...) e cada dupla ficará com um material que pode ser reciclado (papel/papelão, plástico, metal, vidro). Eles deverão pesquisar uma maneira de reutilizar aquele material e confeccionar um objeto. Todo o processo de confecção deverá ser filmado e os alunos colocarão no Youtube. No dia 26/03 (sala 3D) os alunos deverão levar os materiais reutilizados, mostrar o vídeo no Youtube e apresentar seu ponto de vista em relação à reciclagem e outras maneiras de colaborarmos com o meio ambiente.

    Communicative syllabus: I think,; should; have to; must; can...

    P.S: Fiquei também um pouco confusa em relação ao Core Media Skill. Não sei se este projeto se encaixa melhor em Networking ou em alguma outra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!
      Muito legal sua ideia.
      Na minha opiniao voce escolheu a Core media Skill mais apropriada, visto que eles terao que eles terao que pesquisar ("the ability to search for"), colocar aquilo em pratica ( I believe that would be "synthetize")e por fim divulgar aquilo no you tube ("dissiminate information"). Extamente o que foi colocado pelo Prof.Cidinho no slide como descricao de Networking!!
      Good luck it's a great for the stds to do something productive!
      Beijos
      Inae Sarkis

      Excluir
    2. correcao - it is a great chance for students to do something good!!!
      Desculpa, eh que ja sao quase duas da manha...
      Inae

      Excluir
    3. Obrigada Inae :)
      Beijos!!

      Excluir
  9. Danielly Chagas
    Meu projeto ainda nao esta muito bem definido, estou em duvida entre duas de minhas turmas para aplica-lo. Bem, seja ela qual for, ou CEP4 ou ADV1 a primeira core media skill escolhida por mim é Performance. Teremos vários role plays na sala com seus respectivos conteúdos. hoje fizemos o primeiro no CEP 4 (simulamos um job Market com algumas vagas sendo oferecidas na sala e os alunos se submetendo a algumas Job interviews, já no ADV1 tivemos uma discussão sobre as diferenças entre homens e mulheres no relacionamento. Depois fizemos role play de um casal de namorados em que um nao entende o outro e algumas pessoas se identificaram com a situação.

    Communicative Syllabus:
    CEP 4 (formal Language for Job interviews)

    ADV1 (Phrasal Verbs)

    ResponderExcluir
  10. Meu 1o. projeto tem como grupo alvo o YEP 1 de seg/qua-16:15h
    CORE MEDIA SKILL: Play
    LEARNING ACTIVITY: aula no resource center com o uso da lousa eletrônica. Ligados à houseofenglish.com/games, dividirei a turma em dois grupos que jogarão "hangman", onde os componentes de cada grupo só poderão clicar na letra/lousa que acreditam formar a palavra, se antes disserem a letra em inglês, como uma forma de consolidar o alfabeto. Uma vez formada a palavra, o grupo faz o ponto se soletrar a palavra toda.
    COMMUNICATIVE SYLLABUS/LEXICAL OR SEMANTIC ITEM: letras do alfabeto e "classroom language" como: "how can I say...?" e "how do you spell...?"

    ResponderExcluir
  11. Group: minhas duas turmas de YEP 1
    Core media skill: performance
    Syllabus: personal information
    Peguei essa ideia quando fui a Campina Grande para o congresso de professores Yázigi das regioes norte e nordeste. O pessoal das escolas de Fortaleza levaram muitas ideias boas que vou aproveitar nos demais projetos.
    ;)
    A primeira atividade será: os alunos tirarão fotos de pessoas tendo um diálogo e terão que montar uma conversa com balões (tipo de quadrinhos, eles podem usar o power point para isso). Fica beeeem legal e muito engraçado, dependendo da criatividade deles. Eu tenho um exemplo já feito e vou mostrar na sala para que eles entendam. Depois, para ficar mais desafiador, um grupo terá que fazer o diálogo com as fotos do outro grupo.

    Cheers!

    ResponderExcluir
  12. Core media skill – Networking

    Communicative syllabus – Presenting and comparing facts. “Do you know that...” “In the past people used to… nowadays we…” “Life was better because… on the other hand…”

    Group: aluno VIP nível pre-intermediate.

    Estamos falando sobre as diferenças da vida no passado e agora. Vou pedir para que ele faca uma comparação da vida alguns anos atrás, antes do imenso avanço tecnológico (computadores, internet, etc.) e hoje. Utilizando alguns dados estatísticos e que divulgue suas considerações no facebook, e solicitando opiniões sobre o tema. A seqüência desse projeto será que no mês que vem passemos para Core Media Skill – Negotiation e ele devera tentar intermediar a discussão que provavelmente será gerada através do primeiro post.
    Desculpem o atraso em postar meu projeto...
    Obrigada,
    Inae Sarkis

    ResponderExcluir
  13. No mês de Março o meu projeto será realizado com a minha turma do MYP3 de Sábado das 8:00 às 10:00.

    Core Media Skill: Judgement.

    Learning Activity: Aproveitarei a oportunidade que estamos trabalhando durante a Unidade 2 sobre “O Mundo da Mídia”, e escolheremos um sábado para os alunos julgarem a veracidade, bem como de que forma as diversos instrumentos de mídia lhe dão com o mesmo assunto, e assim colher opiniões dos alunos.

    Communicative Syllabus: I think…, In my opinion…, It’s true that… but…, I agree…., I disagree, At first… but then…, etc.

    Espero que dê tudo certo... Obrigada!
    Michelle Everton

    ResponderExcluir
  14. Hello folks!
    I don't know why I can't see my feedback here,
    once I posted yesterday already.
    Anyway, it's here:

    Anônimo Mar 10, 2012 08:32 PM

    10 de março: Cep 3 - sábado 10:10 as 12:10
    Eu notei que nosso grupo deste horário possui dificuldades
    no aprendizado do inglês, uma vez que a maioria do grupo
    são alunos do COC e realizam testes escolares no horário
    anterior ao nosso encontro de sábado, que perdura 2 horas, sem
    intervalo (a escolha deles). Ou seja, nosso encontro se torna
    cansativo para eles, além do fardo de rotina que a maioria deles
    se encontram.
    Pensando nisto, pensei em algumas ideias para melhorar nossos encontros e facilitar o aprendizado deles naquilo que ELES elencassem
    como sendo sua(s) maior(es) dificuldade(s) na comunicação na lingua inglesa.
    Tivemos cerca de 20 minutos der conversa sobre as maiores dificuldades deles, sobre o que os deixam mais a vontade no aprendizado e quanto as suas opinioes e ideias para melhoria de nossos encontros e de suas "acquisitions".
    LEARNING ACTIVITY: Decidimos então, formar um grupo no facebook fechado somente para nossa turma, neste grupo vamos postar , dividir, comentar e usufruir das ferramentas da comunidade para expressarmos nossas opiniões, afim de melhorar justamente este lado deles em expressar e defender suas opinioes e ideias em ingles e de dividir conselhos aos colegas sobre problematicas apontadas, já que esta é a maior dificuldade elencada pelo grupo.
    COMMUNICATIVE SYLLABUS: I think..., In my opinion..., In my humble opinion, I thought..., We should..., You should..., If I were you..., You might..., We shall..., We could..., You could..., Could I...?, etc....

    Helen.

    ResponderExcluir
  15. Hello folks!
    I don't know why I can't see my feedback here,
    once I posted yesterday already.
    Anyway, it's here:

    Anônimo Mar 10, 2012 08:32 PM

    10 de março: Cep 3 - sábado 10:10 as 12:10
    Eu notei que nosso grupo deste horário possui dificuldades
    no aprendizado do inglês, uma vez que a maioria do grupo
    são alunos do COC e realizam testes escolares no horário
    anterior ao nosso encontro de sábado, que perdura 2 horas, sem
    intervalo (a escolha deles). Ou seja, nosso encontro se torna
    cansativo para eles, além do fardo de rotina que a maioria deles
    se encontram.
    Pensando nisto, pensei em algumas ideias para melhorar nossos encontros e facilitar o aprendizado deles naquilo que ELES elencassem
    como sendo sua(s) maior(es) dificuldade(s) na comunicação na lingua inglesa.
    Tivemos cerca de 20 minutos der conversa sobre as maiores dificuldades deles, sobre o que os deixam mais a vontade no aprendizado e quanto as suas opinioes e ideias para melhoria de nossos encontros e de suas "acquisitions".

    LEARNING ACTIVITY: Decidimos então, formar um grupo no facebook fechado somente para nossa turma, neste grupo vamos postar , dividir, comentar e usufruir das ferramentas da comunidade para expressarmos nossas opiniões, afim de melhorar justamente este lado deles em expressar e defender suas opinioes e ideias em ingles e de dividir conselhos aos colegas sobre problematicas apontadas, já que esta é a maior dificuldade elencada pelo grupo.

    COMMUNICATIVE SYLLABUS: I think..., In my opinion..., In my humble opinion, I thought..., We should..., You should..., If I were you..., You might..., We shall..., We could..., You could..., Could I...?, etc....

    Helen.

    ResponderExcluir
  16. Meu projeto para março será com turmas YEP 1 (duas). Estamos usando o FB para nos comunicarmos. Postei uma foto no inicio do semestre e eles comentaram a foto. Sempre entram no bate papo on line e falam cmigo em ingles. Como são iniciantes, estão super empolgados com a descoberta do idioma.Rosalia

    ResponderExcluir