quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Armadilha



Com relação ao uso de TIC's na pedagogia do ensino de idiomas, responda: Qual a armadilha (didática) em que nós professores podemos cair?

15 comentários:

  1. Creio que o maior erro seria utilizar as TIC's como um fim em si mesmo, sem qualquer objetivo pedagógico, linguístico ou educacional.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O uso não-pedagógico das TIC's seria uma armadilha, ou seja, uma utilização de recursos que não proporcionam uma aprendizagem significativa, onde o aluno é o ser ativo no processo de construção do seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Elder. Essa foi a primeira e única resposta que me veio à cabeça. Desde que comecei a trabalhar no Yázigi, nós, professores, somos lembrados em todo treinamento de que o mais importante não é sermos diferentes em razão de todo o aparato tecnólogico de ponta que dispomos em nossa escola, mas sim pelo uso correto dessa tecnologia em favor da educação. Não podemos cair na armadilha de dar a esses recursos mais importância do que eles realmente têm, pois o papel que eles devem desempenhar em nossas aulas é o de atores coadjuvantes. O que realmente faz diferença é a mensagem/conteúdo educativo que construimos com os nossos alunos com o auxílio deles.

    ResponderExcluir
  5. Recurso tecnológico sem recurso humanístico, não acrescenta ao aprendizado.E o aluno tem, ou deveria ter essa percepção diferenciada do que é trabalhado pelos prof Yázigi na sala de aula.
    Rosalia

    ResponderExcluir
  6. Acho que eh realmente muito importante que tenha uma "purpose", e como disse o Elder, e como disse Prof. CIdinho na segunda, que o uso das TIC's nao tenha um fim em si mesmo.

    Inae Sarkis

    ResponderExcluir
  7. Concordo com os colegas. Temos que saber usar os recursos com sabedoria. Gostei muito quando a Raicilene disse que o papel que tais recursos devem desempenhar é o de atores coadjuvantes! Do contrário os alunos não percebem que foi passado um conteúdo relevante e chegam a comentar com os pais que não tiveram aula..."foi só um filme..." ou coisa do tipo!

    Isabela Mayrink

    ResponderExcluir
  8. Também concordo com meus colegos. Acredito que o risco maior é perder o foco pegadagógico. Quando utilizarmos os recursos tecnológicos os nossos objetivos devem estar bem definidos e os alunos devem perceber esses recursos como algo útil na language acquisition e não como algo que vai apenas deixar a aula mais legal.

    Juliana

    ResponderExcluir
  9. Acredito que a maior armadilha é o velho-novo paradigma do uso das TICs com um fim nelas mesmas. É também acreditar que usando uma novidade tecnológica, você está sendo contemporâneo, usar a tecnologia pela tecnologia, sem própósito algum. Qualquer recurso didático precisa ter um sentido. Se a tecnologia é uma fonte inesgotável de informações e recursos, quem deverá necessariamente alimentar e guiar essa fonte, é o ser humano.

    ResponderExcluir
  10. Concordo quando a Patrícia diz que todo recurso pedagógico deve ter um fim pedagógico e não apenas a finalidade de mostrar-se atual. Uma grande armadilha dos recursos tecnológicos é o encantamento que eles podem produzir nos usuários apenas por seu lado estético. Às vezes ficamos tão encantados com o recurso em si que esquecemos que, como o próprio nome diz, ele é apenas um recurso para alcançarmos um objetivo. O objetivo tem que ser claro e nele deve estar o foco.

    ResponderExcluir
  11. Nós sabemos que o uso das ICTs na educação estaria ligado em princípio à busca de soluções para promover melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Porém, precisamos entender que as ICTs não são a solução em si, mas sim 'tools' que podemos usar visando melhorias na prática educacional, ou seja as ITCs sendo usadas sempre como elementos co-estruturantes desse processo e não como fim. Portando, também concordo com o que já li dos colegas.

    ResponderExcluir
  12. "Ninguém aprende sozinho. Tampouco ninguém ensina ninguém. Educadores (as) e educandos(as) aprendem em comunhão, mediatizados(as) pelos conhecimentos e saberes." Paulo Freire.
    Baseado na frase de Paulo Freire uma armadilha seria uma aula expositiva, em que o professor seria o centro da sala de aula, mostrando sites, lendo textos, expondo sua aula, sem que houvesse a participação dos alunos e a correta interaçao.

    Daniele Teixeira.

    ResponderExcluir
  13. A maior armadilha em que podemos cair é fazer uso dos recursos tecnológicos com o fim em si mesmo, sem um planejamento adequado aos objetivos pedagógicos que devem ser buscados em sala de aula.
    Outra coisa muito importante que sempre devemos fazer é testar essas tecnologias antes de usá-las, e ter um plano B, caso elas falhem.

    ResponderExcluir
  14. A principal armadilha está no fato de utilizarmos recursos tecnológicos sem foco pedagógico. É de extrema importância que o professor esteja ciente dos objetivos de sua aula e que os alunos também os percebam para que o uso destas ferramentas tecnológicas não seja apenas diversão, sem nenhum propósito significativo.

    ResponderExcluir
  15. Como todos já disseram, a tecnologia é um recurso que devemos usar para alcançar nossos objetivos pedagógicos. A armadilha é inverter as prioridades e achar que os recursos são o objetivo final.

    ResponderExcluir