Este Blog é um local de encontro virtual dos professores do Yázigi Internexus de São Luis que, coordenados pelo seu diretor Pedagógico - Prof. Cidinho Marques - escreverão aqui seus comentários sobre textos e questões pedagógicas com a finalidade de enriquecer seus conhecimentos acadêmicos sobre o ensino-aprendizagem de idiomas estrangeiros.
O blog é de acesso restrito aos professores vigentes.
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Armadilha
Com relação ao uso de TIC's na pedagogia do ensino de idiomas, responda: Qual a armadilha (didática) em que nós professores podemos cair?
O uso não-pedagógico das TIC's seria uma armadilha, ou seja, uma utilização de recursos que não proporcionam uma aprendizagem significativa, onde o aluno é o ser ativo no processo de construção do seu conhecimento.
Concordo com o Elder. Essa foi a primeira e única resposta que me veio à cabeça. Desde que comecei a trabalhar no Yázigi, nós, professores, somos lembrados em todo treinamento de que o mais importante não é sermos diferentes em razão de todo o aparato tecnólogico de ponta que dispomos em nossa escola, mas sim pelo uso correto dessa tecnologia em favor da educação. Não podemos cair na armadilha de dar a esses recursos mais importância do que eles realmente têm, pois o papel que eles devem desempenhar em nossas aulas é o de atores coadjuvantes. O que realmente faz diferença é a mensagem/conteúdo educativo que construimos com os nossos alunos com o auxílio deles.
Recurso tecnológico sem recurso humanístico, não acrescenta ao aprendizado.E o aluno tem, ou deveria ter essa percepção diferenciada do que é trabalhado pelos prof Yázigi na sala de aula. Rosalia
Acho que eh realmente muito importante que tenha uma "purpose", e como disse o Elder, e como disse Prof. CIdinho na segunda, que o uso das TIC's nao tenha um fim em si mesmo.
Concordo com os colegas. Temos que saber usar os recursos com sabedoria. Gostei muito quando a Raicilene disse que o papel que tais recursos devem desempenhar é o de atores coadjuvantes! Do contrário os alunos não percebem que foi passado um conteúdo relevante e chegam a comentar com os pais que não tiveram aula..."foi só um filme..." ou coisa do tipo!
Também concordo com meus colegos. Acredito que o risco maior é perder o foco pegadagógico. Quando utilizarmos os recursos tecnológicos os nossos objetivos devem estar bem definidos e os alunos devem perceber esses recursos como algo útil na language acquisition e não como algo que vai apenas deixar a aula mais legal.
Acredito que a maior armadilha é o velho-novo paradigma do uso das TICs com um fim nelas mesmas. É também acreditar que usando uma novidade tecnológica, você está sendo contemporâneo, usar a tecnologia pela tecnologia, sem própósito algum. Qualquer recurso didático precisa ter um sentido. Se a tecnologia é uma fonte inesgotável de informações e recursos, quem deverá necessariamente alimentar e guiar essa fonte, é o ser humano.
Concordo quando a Patrícia diz que todo recurso pedagógico deve ter um fim pedagógico e não apenas a finalidade de mostrar-se atual. Uma grande armadilha dos recursos tecnológicos é o encantamento que eles podem produzir nos usuários apenas por seu lado estético. Às vezes ficamos tão encantados com o recurso em si que esquecemos que, como o próprio nome diz, ele é apenas um recurso para alcançarmos um objetivo. O objetivo tem que ser claro e nele deve estar o foco.
Nós sabemos que o uso das ICTs na educação estaria ligado em princípio à busca de soluções para promover melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Porém, precisamos entender que as ICTs não são a solução em si, mas sim 'tools' que podemos usar visando melhorias na prática educacional, ou seja as ITCs sendo usadas sempre como elementos co-estruturantes desse processo e não como fim. Portando, também concordo com o que já li dos colegas.
"Ninguém aprende sozinho. Tampouco ninguém ensina ninguém. Educadores (as) e educandos(as) aprendem em comunhão, mediatizados(as) pelos conhecimentos e saberes." Paulo Freire. Baseado na frase de Paulo Freire uma armadilha seria uma aula expositiva, em que o professor seria o centro da sala de aula, mostrando sites, lendo textos, expondo sua aula, sem que houvesse a participação dos alunos e a correta interaçao.
A maior armadilha em que podemos cair é fazer uso dos recursos tecnológicos com o fim em si mesmo, sem um planejamento adequado aos objetivos pedagógicos que devem ser buscados em sala de aula. Outra coisa muito importante que sempre devemos fazer é testar essas tecnologias antes de usá-las, e ter um plano B, caso elas falhem.
A principal armadilha está no fato de utilizarmos recursos tecnológicos sem foco pedagógico. É de extrema importância que o professor esteja ciente dos objetivos de sua aula e que os alunos também os percebam para que o uso destas ferramentas tecnológicas não seja apenas diversão, sem nenhum propósito significativo.
Como todos já disseram, a tecnologia é um recurso que devemos usar para alcançar nossos objetivos pedagógicos. A armadilha é inverter as prioridades e achar que os recursos são o objetivo final.
Creio que o maior erro seria utilizar as TIC's como um fim em si mesmo, sem qualquer objetivo pedagógico, linguístico ou educacional.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirO uso não-pedagógico das TIC's seria uma armadilha, ou seja, uma utilização de recursos que não proporcionam uma aprendizagem significativa, onde o aluno é o ser ativo no processo de construção do seu conhecimento.
ResponderExcluirConcordo com o Elder. Essa foi a primeira e única resposta que me veio à cabeça. Desde que comecei a trabalhar no Yázigi, nós, professores, somos lembrados em todo treinamento de que o mais importante não é sermos diferentes em razão de todo o aparato tecnólogico de ponta que dispomos em nossa escola, mas sim pelo uso correto dessa tecnologia em favor da educação. Não podemos cair na armadilha de dar a esses recursos mais importância do que eles realmente têm, pois o papel que eles devem desempenhar em nossas aulas é o de atores coadjuvantes. O que realmente faz diferença é a mensagem/conteúdo educativo que construimos com os nossos alunos com o auxílio deles.
ResponderExcluirRecurso tecnológico sem recurso humanístico, não acrescenta ao aprendizado.E o aluno tem, ou deveria ter essa percepção diferenciada do que é trabalhado pelos prof Yázigi na sala de aula.
ResponderExcluirRosalia
Acho que eh realmente muito importante que tenha uma "purpose", e como disse o Elder, e como disse Prof. CIdinho na segunda, que o uso das TIC's nao tenha um fim em si mesmo.
ResponderExcluirInae Sarkis
Concordo com os colegas. Temos que saber usar os recursos com sabedoria. Gostei muito quando a Raicilene disse que o papel que tais recursos devem desempenhar é o de atores coadjuvantes! Do contrário os alunos não percebem que foi passado um conteúdo relevante e chegam a comentar com os pais que não tiveram aula..."foi só um filme..." ou coisa do tipo!
ResponderExcluirIsabela Mayrink
Também concordo com meus colegos. Acredito que o risco maior é perder o foco pegadagógico. Quando utilizarmos os recursos tecnológicos os nossos objetivos devem estar bem definidos e os alunos devem perceber esses recursos como algo útil na language acquisition e não como algo que vai apenas deixar a aula mais legal.
ResponderExcluirJuliana
Acredito que a maior armadilha é o velho-novo paradigma do uso das TICs com um fim nelas mesmas. É também acreditar que usando uma novidade tecnológica, você está sendo contemporâneo, usar a tecnologia pela tecnologia, sem própósito algum. Qualquer recurso didático precisa ter um sentido. Se a tecnologia é uma fonte inesgotável de informações e recursos, quem deverá necessariamente alimentar e guiar essa fonte, é o ser humano.
ResponderExcluirConcordo quando a Patrícia diz que todo recurso pedagógico deve ter um fim pedagógico e não apenas a finalidade de mostrar-se atual. Uma grande armadilha dos recursos tecnológicos é o encantamento que eles podem produzir nos usuários apenas por seu lado estético. Às vezes ficamos tão encantados com o recurso em si que esquecemos que, como o próprio nome diz, ele é apenas um recurso para alcançarmos um objetivo. O objetivo tem que ser claro e nele deve estar o foco.
ResponderExcluirNós sabemos que o uso das ICTs na educação estaria ligado em princípio à busca de soluções para promover melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Porém, precisamos entender que as ICTs não são a solução em si, mas sim 'tools' que podemos usar visando melhorias na prática educacional, ou seja as ITCs sendo usadas sempre como elementos co-estruturantes desse processo e não como fim. Portando, também concordo com o que já li dos colegas.
ResponderExcluir"Ninguém aprende sozinho. Tampouco ninguém ensina ninguém. Educadores (as) e educandos(as) aprendem em comunhão, mediatizados(as) pelos conhecimentos e saberes." Paulo Freire.
ResponderExcluirBaseado na frase de Paulo Freire uma armadilha seria uma aula expositiva, em que o professor seria o centro da sala de aula, mostrando sites, lendo textos, expondo sua aula, sem que houvesse a participação dos alunos e a correta interaçao.
Daniele Teixeira.
A maior armadilha em que podemos cair é fazer uso dos recursos tecnológicos com o fim em si mesmo, sem um planejamento adequado aos objetivos pedagógicos que devem ser buscados em sala de aula.
ResponderExcluirOutra coisa muito importante que sempre devemos fazer é testar essas tecnologias antes de usá-las, e ter um plano B, caso elas falhem.
A principal armadilha está no fato de utilizarmos recursos tecnológicos sem foco pedagógico. É de extrema importância que o professor esteja ciente dos objetivos de sua aula e que os alunos também os percebam para que o uso destas ferramentas tecnológicas não seja apenas diversão, sem nenhum propósito significativo.
ResponderExcluirComo todos já disseram, a tecnologia é um recurso que devemos usar para alcançar nossos objetivos pedagógicos. A armadilha é inverter as prioridades e achar que os recursos são o objetivo final.
ResponderExcluir