segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Como fazer da tecnologia um recurso eficaz no ensino de linguas estrangeiras?

Caros professores do Yazigi

Acabamos de inaugurar mais um serviço de apoio ao ensino-aprendizagem de idiomas em nossa escola: A nova sala "Vive" onde utilizaremos videos com a finalidade de provocar reflexões sobre valores humanos.
O uso de tecnologia como recurso pedagógico tem sido elogiado e criticado ao mesmo tempo. Gostaria de ver seus comentários a partir da citação acima.

18 comentários:

  1. In my opinion, technology itself means nothing to the class. However, it is a tool that teachers must use to achieve both linguistic and educational goals. We can use the 3D room, the new Resource Center and the Living Values room as input, as sources to provoke students and make them think, reflect. Maybe I'm not right, but as we live in a modern world, it is our obligation to integrate technology in our classes because it is natural to our students and it also excites them. When using technology, we must think why we are using it and what we expect to achieve by using it. Hope I'm not being nonsense. :)

    ResponderExcluir
  2. Concordo parcialmente com a citação acima. Devo dizer que sou fã da tecnologia. A cada dia temos acesso a novos recursos que nos auxiliam em nossa tarefa de educadores. Entretanto,concordo com a idéia de que a tecnologia não é um fim em si mesmo. Ela é a ferramenta que usamos para fazer a nossa parte no processo de ensino e aprendizagem e como ferramenta não pode substituir nossos objetivos educacionais, mas pode nos mostrar novas maneiras de alcançar esses objetivos.

    ResponderExcluir
  3. I fully agree with the saying quoted above as well as with what teacher Marcia mentioned and partially with what Elder brought up. Saying that technology means nothing might be too strong a statement, but I also agree that showing off with technology should not be our main goal in a classroom. Having said that, in order to use tech resources properly, a thourough planning process shall be executed and an educational purpose must be sought. But I do believe that using such resources in a class prevents us from being obsolete and lures us to preparing diffrent and innovative classes.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O número de recursos tecnológicos que nos rodeia é grandioso. Utilizar essa ferramenta dentro da sala de aula exige muita cautela e um planejamento adequado. A tecnologia não pode ser utilizada como um fim em si mesmo. Deve ser utilizada de maneira que o aluno consiga compreender os benefícios que esses recursos proporcionam para o processo de aprendizagem. O Yázigi nos proporciona há bastante tempo, o contato com o que há de mais moderno em recusrsos tecnológicos. E sempre somos direcionados a fazer uso deles de forma a ser apenas um meio a se chegar no objetivo educacional.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A tecnologia coloca nossos alunos no centro do processo de produção do conhecimento. Através dessa ferramenta, eles ficam responsáveis pelo seu próprio aprendizado; eles se sentem forçados a fazer por si, a pesquisar e a compartilhar suas descobertas com o restante do grupo. Essas produções abrem o leque para competências que em um ambiente "comum" de sala de aula, poderia, de alguma forma, os deixar de fora dessa necessidade de se comunicar e de se expressar. O uso da tecnologia ajuda a criar discussões, estimulam o compartilhamento, a reflexão e a aceitação de opiniões que podem vir a ser diferentes umas das outras. Além do deslumbre com o "novo", é necessário que nossos alunos tenham a dimensão da importância do recurso, para construção e integração do conhecimento com o mundo e suas transformações. Contudo todo esse processo e invetimento é em vão se não existe uma palavra mágica chamada PLANEJAMENTO. Nossos alunos têm apple TV, notebook e youtube em casa, cabe ao mestre usá-los a favor da aprendizagem dos seus.

    ResponderExcluir
  8. Concordo totalmente com o que a professora Danielle acabou de dizer. A meu ver, a maior contribuição do uso de novas tecnologias em sala de aula é a oportunidade que este proporciona aos nossos alunos de pesquisarem por si sós, seja individualmente ou em grupos, contribuindo ativamente para a construção do seu conhecimento e, o que é melhor, cada um no seu ritmo próprio, tornando nossas aulas cada vez mais std centered.
    Ainda há que se falar na motivação que é trazida aos alunos - pela curiosidade despertada pelo uso de um novo recurso, e pela variedade de input que certas tecnologias nos proporcionam -, o que é uma grande contribuição quanto à afetividade em nossas aulas, bastando apenas que saibamos utilizar esses recursos para aproveitar o melhor deles e assim acelerar/melhorar o aprendizado dos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  9. Muito sugestiva a citação do autor, principalmente no que diz respeito a tecnologia como vetor de mudanças na atuação pedagógica. Essa mudança contínua é que faz o diferencial do professor. Percebo que muitos professores procuram por receitas prontas, de aulas ideais, "great ideas", como se a aula em si fosse algo 100% previsível. Na verdade, vejo a tecnologia como uma possibilidade de termos nosso plano B, C... Z e de proporcionarmos aos nossos alunos uma vivência fora do contexto sala de aula.

    ResponderExcluir
  10. Não digo que não sou uma fã de tecnologia como o Donald Norman, mas concordo com ele ao valorizar metodologias eficazes para a aprendizagem. Como tudo neste mundo, as formas de ensinar têm evoluído com o tempo, e a introdução das tecnologias nesse processo se constitui em uma das etapas pela qual passamos. Deve ter sido revolucionário utilizar fita cassete em algum ponto da história, e provavelmente com algumas das dificuldades que enfrentamos, como: tentar não cair no erro de usar a tecnologia como um fim. Hoje, as tecnologias disponíveis são das mais fantásticas, mas certamente algo ainda mais inovador virá. Cabe a nós, portanto, estar ciente das novidades e aptos a utilizá-las, tendo sempre em mente o que vários colegas já citaram: o planejamento! Afinal de contas, o que impressiona os alunos não é o recurso tecnológico em si, mas a informação que trazemos por meio dele.

    ResponderExcluir
  11. Acho que a opinião de cada um é válida e tem fundamento, e concordo que a tecnologia por si só não deve ser tomada como fim. Enquanto mediadores no proceso de aprendizagem, não podemos nos tornar obsoletos, como bem pontuou Mateus. É importante, sim, que planejemos nossas aulas e possamos "implementar" novidades tecnológicas. Mas também acho que, para alguns alunos (e até alguns educadores),fica difícil visualizar, em primeiro plano, o conhecimento em detrimento da parafernália (pela quantidade de equipamentos novos todos os dias). Não sou "tecnófoba", e peço perdão pelos neologismos, mas acho que é necessário ter cautela: o vislumbre causado por tais tecnologias que introduzimos e utilizamos em sala de aula, pode ofuscar o real propósito de nossos planejamentos.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Confesso que gosto muitíssimo de novidades tecnológicas, porém elas nao podem tomar uma dimensão maior que nossos objetivos, ela nao é nosso objetivo. A tecnologia pela tecnologia, nossos alunos a possui em suas casas. O fator primordial e saber direcioná-la em sala de aula. Usar a favor da educacao. Schei interessante ontem com a minha turma de kids(como a criatividade deles vai muito além da minha), iniciamos a aula no VIVE e o intuito era fazer eles falarem da questao de respeito, mas como eu vi que após o vídeo eles estavam mais tendenciosos a falar de amizade que eu acho de extrema importancia a gente fez um gancho para o tema. O que eu quero dizer com isso é que, nossos alunos acham bem legal o que se tem de tecnologia na escola, mas eles também têm as necessidades deles. A tecnologia é só um dos inputs, mas a necessidade e o interesse dos alunos vão além.

    ResponderExcluir
  14. Technology and technological tools are part of the routine of our students nowadays, so, using those tools in our classes must be seen as an easier way to catch their attention and interest. But, as said above, technology itself can't come before the pedagogical goals of a class and, according to Norman, the great search of a teacher is for "the most effective learning methods". So, in this sense, technology must be present in our class, not only to make classes more attractive, but mainly, in order to make the learning process more effective.

    ResponderExcluir
  15. Tecnologia tem tomado parte de nossas vidas em uma dimensão por vezes assustadora. Nao é nossa obrigação ser fã de tecnologia mas saber utilizá-la em nosso favor. Precisamos estar atentos as mudanças, avanços e tornar nossas práticas cada vez mais modernas, porém tudo o que formos propor aos alunos deve ter um foco que não pode ser perdido por uma empolgação de uma revolução teacnológica. Tecnologia e amor são parecidos: é muito bom mas pode trair voce! vamos em busca de inovações e desaiar nossos alunos a usar o que sabem sobre tecnologia em prol de um conhecimento mais sólido.

    ResponderExcluir
  16. Como cidadãos no mundo de hoje, temos por obrigação nos interessar e aprender a trabalahar com a atecnologia a nosso favor, e como professores aqui no yázigi devemos fazê-lo duas vezes mais. A tecnologia mais especificamente aqui, tem trabalhado a nosso favor quando utilizada como uma ferramenta que nos faz alcançar nosso objetivo principal, que é a comunicação em inglês e também a discussão de valores na nossa nova sala VIVE. Essa tecnologia deve estar sim presente no nosso planejamento e aula, afim de facilitar e modernizar o processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  17. We can't deny the benefits of using technology when conducting classes. Disregarding all the available tools in the market is the same as disregarding the world we live today. A technological world, with technological people and technological students. As everybody said, we must use it in order to maximize students' learning process. It's known how fast students get information, how fast they learn how to use the latest in the electronic gadgetry, and how hard is teaching them using only traditional ways. Students demand a school that offers technology and demand teachers who know how to use it in a class.
    I can't say I'm a big fan, but I can easily emphisize its importance in so many areas, not only in Education, I mean.

    ResponderExcluir
  18. Whatever we say about technology, language learning is cognitive - even usage of technology is cognitive! How they design a GUI is cognitive. We can't forget our hearts and minds! Let's condemn those teachers teach boring grammar and make students hate English. Why not we adopt Content-based Instruction as the real method of teaching or learning language - as European Commission said. During my recent visit to Canada, in Montreal I came across few products, which blend technology with the cognitive approach to language education. They are Smart English through Movies, Smart English through Success Secrets, Smart English through Technology & Science, etc. True innovation. I will write about the publisher later - don't remember. I understand that they have a program called Smart English through Love & Romance! True blend of heart, mind and technology!!!

    ResponderExcluir