terça-feira, 13 de setembro de 2011

Seu projeto

Caros Professores

Solicito postarem aqui seus projetos até esta sexta, dia 16, pois os mesmos serão comentados na TDP. É importante que todos tenham acesso ao que os outros estão fazendo para poderem contribuir com ideias e/ou solicitarem esclarecimentos. Lembrem-se de que você tem duas possiilidades: Sports for Life (obrigatório) ou otimização das TIC's em suas aulas (opcional). Lembro ainda que é o projeto do Sports for Life que lhe inclui no concurso do prêmio da viagem ao Canadá.

Sursum Corda!

Cidinho Marques

20 comentários:

  1. Eu havia comentado no outro post sobre meu projeto, mas acho que aqui vai ficar mais fácil de ser compartilhado, por isso vou "repostar". Planejei a seguinte atividade relacionada ao projeto Sports for Life: aproveitando que uma das minhas turmas (a de avançado) está trabalhando com o tema "meios de comunicação", e que minha formação universitária é em jornalismo, pensei em pedir que elaborassem um jornalzinho de uma página (na verdade pelo tamanho, seria um boletim). Para isso, preparei três grupos de fichas com os seguintes temas: nomes de países hispanos; nomes de esportistas célebres do mundo hispano e as seguintes palabras: discapacidad / niños de la calle / tercera edad / niños en zonas de alto riesgo / niños inmigrantes / trabajo infantil.
    Eles deverão fazer dois artigos curtos e uma entrevista inspirados nos temas das fichas sorteadas. A tarefa vai ser realizada em casa, ao longo do mês, e vou tirando dúvidas e dando sugestões em cada aula. Pretendo repetir a atividade com a turma de B2, apenas diminuindo a dificuldade dos textos. Esta última turma teve na segunda-feira (12/9) uma aula sobre charges publicadas em jornais e revistas, que já estava incluída no próprio livro, e aproveitando essa deixa fiz uma atividade introdutória simples sobre textos jornalísticos e propus o exercício do Sports for Life. A turma do avançado terá essa mesma aula no próximo sábado, adequada à unidade que eles estão estudando, que é "meios de comunicação". Por último, os alunos vão apresentar seus jornais e a turma vai escolher o melhor, na última aula do mês de setembro. Pensei em dar algo de prêmio, o legal seria uma camisa da seleção espanhola, mas acho que vai ficar no CD mesmo... :) . Essa atividade vai contar pontos na avaliação final.

    ResponderExcluir
  2. Ola,
    Bom conversando com meus alunos eles resolveram ajudar as crianças da pirâmide, pois a grande maioria e aluno do COC.
    Vamos organizar uma gincana esportiva com as crianças de La.
    Também prepararemos um lanche para servir no dia e os alunos estão arrecadando brinquedos e roupas que serão entregues no dia da gincana.
    Eles também estão se organizando para arrecadar materiais esportivos, como bolas, para deixar na Pirâmide, com a finalidade de que as crianças de La tenham mais acesso ao esporte.
    Os alunos do COC prepararam um cartaz que esta sendo fixado nas salas de aula, a fim de oferecer aos outros alunos a oportunidade de participar e colaborar com essa causa.
    Por fim, o asfaltamento da rua em frente à Pirâmide! Que será oferecido pelo pai de um aluno que tem uma empresa que faz asfalto.
    Por enquanto e' isso!

    ResponderExcluir
  3. Pensei em trabalhar com vários projetos. O que me pareceu mais oportuno foi o que considero que vai agregar mais valores e despertar mais consciência social neles. O projeto consistirá no seguinte:

    Eu apresentarei o nome de uma ou duas instituições de reconhecido trabalho social com crianças, instituições as quais já tenho algum vínculo e conheça a seriedade. Os alunos deverão escolher aquela que desejam participar, desde que a escolha da instituição seja a da maioria. Isso feito, visitaremos a mesma e, nessa ocasião,eles tomarão contato com os seus problemas, necessidades, público atendido e tudo que for relevante saber sobre a instituição.

    A cada semana ou quinzena, elegeremos dois(2) ou três(3) alunos para serem os "padrinhos" da instituição naquele período estabelecido. Durante esse tempo, eles deverão fazer ações que promovam o atendimento das necessidades que disgnosticarem na instituição através de conversas com seus líderes, voluntários ou com o público comtemplado pelo atendimento na mesma.

    Ao final do período letivo os representantes da própria instituição elegerão os seus melhores padrinhos, aqueles que prestaram os serviços mais relevantes, que lhes deram mais atenção, que conseguiram resolver algumas de suas necessidades,que foram mais afetivos, mais acolhedores.

    Ao final, será entregue um troféu à equipe com o título de "best godfather" ou um outro nome mais representativo.

    Isso deverá ser feito com a turma do MP2 dos sábados que em sua maioria consiste de adolescentes, também alunos do COC em sua maioria.

    ResponderExcluir
  4. O meu projeto do Sports for Life foi o seguinte: eu levei meus alunos do MYP 2 no quartel da policia aqui no Calhau, pra eles fazerem uma visita à Equoterapia e conhecessem o trabalho que eles fazem com as crianças portadoras de alguma deficencia. A visita já foi feita, tiramos fotos e estou à espera das redações sobre a visita que pedi que eles fizessem para fazer um poster juntamente com as fotos e expor no Yázigi, para que outros alunos possam conhecer o trabalho da Equoterapia e ajudar, se quiserem.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, a idéia que tive para sensibilizar nossos alunos e botar em prática o projeto é mais ou menos assim:
    Das minhas turmas, a escolhida foi CEP 4, por ser uma turma de alunos interessados e maduros.
    Como introdução do projeto para eles, exibirei uma apresentação no powerpoint mostrando a realidade das crianças de rua, falando dos benefícios do esporte e como ele pode mudar a vida das pessoas, por exemplo atletas famosos de origem humilde que "venceram" na vida por causa do esporte.
    Após essa introdução, pedirei a eles que elaborem (em inglês) um convite ou panfleto para divulgar o nosso projeto "Wii Sports for Life Championship". E deverão divulgar esse convite por e-mail, facebook, etc... e eles devem pedir para que cada pessoa que se inscreva no campeonato divulgue o convite também.
    Os alunos do CEP 4 irão convidar os adolecentes do "Lar Pouso da Esperaça" na Cohab para participarem do campeonato responsabilizando-se pela inscrição deles!
    O projeto Wii Sports for Life Championship será um campeonato de esportes no videogame Wii nas modalidades tênis, baseball, boliche e golf (esportes do CD Wii Sports), realizado no ginásio do COC, com inscrições no valor de R$ 5,00 para ajudar na arrecadação do projeto Sports for Life. Será feita uma tabela de horários dos jogos após o encerramento das inscrições.
    O vencedor ganhará uma camiseta Sports for Life e uma medalha!

    ResponderExcluir
  6. Bem, meu projeto é bem simples e agrega todos os pontos que necessitamos abordar: inglês, responsabilidade social e o sports for life.
    Todos temos cooisas em nossas casas que não precisamos mais e que o destino será o lixo, contudo, essas mesmas coisas podem ser úteis para outras pessoas.
    Pensando nisso, meus alunos do CEP 2 já estão reunindo várias coisas: livros, CD's, chaveiros, canetas, carteiras e afins, em excelente estado de conservação, mas que eles não querem mais.
    Venderemos tudo. Eles vão convidar as turmas do horário em inglês e venderão as cosias em inglês. Como eles são do CEP 2, anteciparei a unidade "Shop Decisions" para que eles possam se familiarizar com as functions e exponents necessários.
    Doaremos o dinheiro para o ABC trust ou faremos uma ação local. Nós ainda não decidimos.
    A feira acontecerá após a prova. =D
    Levem seus alunos e comprem as cosias que estão very cheap!

    ResponderExcluir
  7. Olá a todos!
    Primeiramente, meus alunos de CEP 3 tiveram a ideia de realizar um lava a jato na praia . Eles seriam responsáveis pela lavagem dos carros de pais e familiares dos alunos Yazigi pela quantia de 10 reais. No entanto, descartamos essa ideia por ser de difícil execução e muito dispendiosa.
    Então, os alunos decidiram realizar uma feira (quermesse) na arena da escola. Cada aluno será responsável por uma atividade: soccer, bowling, bobbing for apples, piñata, etc. Os alunos irão de sala em sala divulgar a feira e cobrarão o valor de 2 reais como ingresso por cada atividade. Além disso, os alunos também contribuirão com alimentos para serem vendidos na feira (brigadeiro, bolos, refrigerantes, etc). Haverá também um stand de venda das camisas Sports for Life e todo o dinheiro arrecadado na feira será doado ao projeto.
    Vale lembrar que os materiais usados para a elaboração das atividades da feira serão doados e/ou produzidos pelos próprios alunos.
    Contamos com a colaboração de todos os professores e suas turmas com nossa feirinha Sports For Life!

    ResponderExcluir
  8. Lorena Santos

    Peço desculpas pelo atraso na elaboração do projeto, ocorre que, efetivamente, andava, e ainda, ando meio sem tempo para tal. Vou descrever o que pensei, porém, ainda devo conversar com minhas turmas a respeito de qual comunidade serão as crianças que participarão. O projeto é muito simples:

    1- Como há pouco tempo, deverá ser realizado em três dias apenas;
    2 - O projeto envolve aprendizado em inglês, esporte e uma pequena discussão sobre as drogas;
    2 - No primeiro dia, pensei em ensinar às crianças, com a participação de alunos voluntários, que elaborarão apresentações para as crianças, coisas básicas do inglês por exemplo:o alfabeto, os números, as cores, como dizer seu nome, de onde você é etc.. depois os nomes dos esportes em inglês e perguntar qual eles mais gostam, dependendo da resposta, eles organizariam um joguinho entre eles, seja de futebol, vôlei e etc..para realizar no segundo dia, com a entrega de algum prêmio simbólico, uma medalha, por exemplo.
    3 - No terceiro dia, falaríamos sobre o esporte e sua importância, enfatizando que há outros caminhos a serem tomados na vida, que não incluem o caminho das drogas. Finalizaria agradecendo a participação de todos, oferecendo um lanche, embora simples,(elaborado/oferecido pelos alunos voluntários),mas que simbolizasse o agradecimento da escola Yázigi pela participação de todos.

    Havia pensado em fazer em outro local, mas gostaria de ver a possibilidade de realizar na quadra da escola.

    ResponderExcluir
  9. Márcia disse:
    Na minha única turma, CEP2, conversamos bastante sobre Sports for Life e como o esporte pode mudar a vida de pessoas. Com essas idéias, assistimos a um pedaço do filme "Um Sonho Possível", que fala sobre a vida do jogador de futebol americano Michael Oher. No debate após o filme, os alunos citaram outros atletas que também tiveram experiências parecidas. Sendo assim, decidimos que cada aluno fará uma pesquisa para apresentar uma pequena biografia de um atleta famoso. Essa atividade está conectada com o assunto que estamos estudando e a apresentação oral será usada para avaliação do desempenho dos alunos até agora.

    ResponderExcluir
  10. Logo no primeiro dia de aula, em que falamos sobre o Sports for Life, a minha turma do Cep 1 (ter/qui, 19h00) se animou bastante com a proposta e fez várias sugestões de como o nosso grupo poderia contribuir com o mesmo, tais quais a realização de uma rifa, uma sessão de cinema para as crianças na sala 3D, e a arrecadação de calçados para doação. Então sugeri que em cada etapa do semestre poderíamos realizar uma dessas.

    Decidimos começar pela rifa de uma cesta de chocolates, em que cada aluno contribuiu com bombons, caixas e barras, e que foi vendida pelo valor de R$ 2,00. Os alunos se empenharam bastante e com essa primeira ação já arrecadamos R$ 264,00. O sorteio foi realizado na aula de ontem e a aluna Rayanne foi a contemplada. Gostaria de aproveitar para agradecer aos meus colegas que compraram a rifa e contribuiram com o nosso evento.

    Com o dinheiro arrecadado, decidimos fazer uma ação social com a doação de materiais esportivos e a realização de atividades recreativas (por um profissional da área voluntário e a participação dos alunos) com crianças carentes. Apenas ainda não decidimos qual instituição ajudar. Alguns alunos do COC sugeriram a Pirâmide, outros, orfanatos, hospitais... e estamos estudando a possibilidade de trabalhar com as crianças do Sá Viana que foram selecionadas pela escola.

    A próxima etapa consistirá na elaboração de um roteiro para a ação social em grupos, em que elegeremos o melhor para ser concretizado até o próximo mês.

    ResponderExcluir
  11. Ana Raquel:

    Olá.

    Desde o lançamento do projeto venho pensando em como trabalhar o Sports for life com meus alunos usando a língua Inglesa.
    Decidi, então, criar um grupo de discussão no Facebook sobre o assunto.

    Por que Facebook? Facebook é uma ferramenta que meus alunos (a maioria são adolescentes) estão sempre em contato. Muitos deles, ao fazermos uma discussão em sala sobre internet, afirmaram que passam mais ou menos 10 horas por dia conectados à esse site de relacionamento. Assim, poderia usar essas 10 horas que eles passam no Facebook e os ajudaria a dar um significado mais educacional, e fazer com que um pouco dessas horas tenha mais valor e sentido.

    Como fazer com que as discussões fiquem interessantes? Além de lançar comentários sobre o que está acontecendo com esportes e crianças de rua, mostrar para eles como muitas crianças tiveram oportunidades de crescer através do esporte e a sociabilização que o mesmo oferece, conversei com amigos que tenho nos EUA (alguns deles formados em Educação Física, outros engajados em projetos sociais) e os convidei para participar das discussões que teremos. Todos eles aceitaram participar. Assim os alunos teriam contato com alguns "native speakers" (que na minha opinião abrilhantará mais o projeto e atrairá mais o interesse dos alunos).

    Ficaremos com discussões o semestre inteiro, sendo que mudaríamos de tópico a cada semana. Pensei em intercalar as discussões com alguns depoimentos dos meus amigos nativos da Língua Inglesa e acontecimentos no esporte x street children.

    ResponderExcluir
  12. Bem, o meu projeto tem como finalidade arrecadar fundos para o ABC Trust, Conscientizar os aluno Yazigi Sao Luis da necessidade de obter uma vida saudavel e ainda realizar algumas acoes sociais em conjunto com a Universidade Federal do Maranhao. Os alunos do CEP4 de ter/qui, 16:15h já estão investigando dentro da escola qual o perfil dos nossos alunos.
    Após essa etapa, nossos alunos em conjunto com a UFMA, promoverão uma tarde de orientação nutricional, onde arrecadaremos dinheiro para o ABC Trust.
    Para o termino do Projeto ainda em conjunto nossos alunos e os da UFMA farao acoes na comunidade escolhida (provavelmente a do Sa-Viana, por se tratar de uma comunidade proxima a UFMA e também esta é a comunidade das 30 crianças escolhidas para participar do projeto.

    ResponderExcluir
  13. Danielly Chagas
    Bem, o meu projeto tem como finalidade arrecadar fundos para o ABC Trust, Conscientizar os aluno Yazigi Sao Luis da necessidade de obter uma vida saudavel e ainda realizar algumas acoes sociais em conjunto com a Universidade Federal do Maranhao. Os alunos do CEP4 de ter/qui, 16:15h já estão investigando dentro da escola qual o perfil dos nossos alunos.
    Após essa etapa, nossos alunos em conjunto com a UFMA, promoverão uma tarde de orientação nutricional, onde arrecadaremos dinheiro para o ABC Trust.
    Para o termino do Projeto ainda em conjunto nossos alunos e os da UFMA farao acoes na comunidade escolhida (provavelmente a do Sa-Viana, por se tratar de uma comunidade proxima a UFMA e também esta é a comunidade das 30 crianças escolhidas para participar do projeto.

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Tenho duas atividades com duas de minhas turmas.
    1- Uma das minhas turmas do kids participará dos jogos que serão promovidos na próxima quinta pela professora Ludimila no qual a taxa de inscrição será revertida para o sports for life.
    2-Um pequeno projeto de pesquisa (ainda estou decidindo se com o kids ou magic links). Quero fazer com eles um trabalho de pesquisas
    sobre como os esportes podem ajudar a mudar a vida de uma pessoa e contribuir para uma sociedade melhor.
    Meu objetivo principal é transmitir para eles valores que aprendemos com o esporte, por exemplo disciplina, respeito,trabalho em equipe e também os valores que temos na realização de um projeto como Sports For Life, solidariedade,união, contriucao social. Claro que tudo trabalhado de acordo com que eles podem assimilar nesta idade.

    Estou pensando em realizar o projeto em duas aulas:Uma para apresentacao e discussao e outra para confeccao dos trabalhos.

    Com o projeto pretendo:
    - Discutir e fazer atividades em sala de aula relacionadas com o tema utilizando-se da língua inglesa.
    - Motivar os alunos a fazerem pesquisas na internet, jornais, revistas e com família e amigos sobre o tema.
    - Trazer as informações obtidas para sala de aula.
    - Disponibilizar as informções na escola, através da elaboração de trabalhos expositivos.

    Por enquanto é isso.
    Juliana

    ResponderExcluir
  15. Fernanda Martins Marques

    Como minhas turmas são de Little Kids e Kids, pensei em trabalhar o projeto Sports for life da seguinte maneira:

    Passarei para meus alunos de Kids 3 um pedaço do filme "Um Sonho Possível", que fala sobre a vida do jogador de futebol americano Michael Oher.
    Faremos um debate após o filme e pedirei para que os alunos façam uma pesquisa na internet a respeito de outros atletas que também já foram meninos de rua e de como o esporte os ajudou a vencer na vida. Eles escolherão apenas 1 atleta e apresentarão uma pequena biografia à respeito dele (a).
    Será uma ótima oportunidade para checar o speaking dos alunos e será uma maneira de avaliá-los.

    ResponderExcluir
  16. Minha turma que participara do Projeto PBL será o CEP 4 da manha.
    Estamos trabalhando sobre "professions and jobs" e discutimos que hj é importante ter no Curriculo atividades de VOLUNTARIADO. Como são adolescentes e pretendem entrar no mercado de trabalho daqui ha algum tempo, pretendo desenvolver c eles um trabalho de escolha de trabalho voluntario, discutindo importancia, opções, dedicação e o que isso poderá agregar a sua vida profissional e pessoal.
    PBL Rosalia

    ResponderExcluir
  17. Para o PBL vou trabalhar com 2 turmas: CP43 & CP32 (turmas predominantemente formada por teens) A ideia é organizar um dia de atividades esportivas (soccer nesse caso) com as crianças do Sports For Life jogando e interagindo com nossos alunos Yazigi. Mas além disso o dia precisar ser solidário também por isso uma aluna minha deu a ideia de fazermos uma venda para arrecadar fundos para a ABC trust. Sendo assim juntaremos o máximo de objetos, acessórios e utensílios que pudermos (por ex. cds, dvds, roupas, artigos esportivos etc) e vender no dia do evento que poderá ser acontecer na própria quadra da escola. Dessa forma teremos Sports, interação entre adolescentes e crianças de realidades diferentes e solidariedade. É isso galera! Qualquer sugestão será bem vinda. Thanks!! xxx

    ResponderExcluir
  18. O projeto nasceu na minha turma de ADV 2 quando da apresentação do "Sports for Life" e este foi questionado por uma aluna que levantou a questão se, realmente, os projetos sociais envolvendo esportes seriam eficazes em tirar crianças do envolvimento com drogas e violência, uma vez que muitos meninos carentes que cresceram e obtiveram sucesso através do esporte, acabaram por se ver envolvidos no uso de drogas lícitas e ilícitas e também em casos de violência doméstica. A discussão tomou conta da sala e sugeri, então, que eles fizessem uma pesquisa que pudesse mostrar que existem sim exemplos de ações sociais bem sucedidas, na área esportiva, envolvendo crianças carentes. As apresentações ocorrerão após o teste parcial.

    ResponderExcluir
  19. Ampliei meu projeto depois daquela reunião que tivemos. No meu caso, faltava uma ação mais prática, pois o projeto estava muito teórico (mais detalhes sobre o mesmo, é só dar uma olhada no primeiro post acima). Então a mudança foi programar uma visita a um projeto social esportivo ("Mandigueiros do Amanhã", de capoeira para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social) e a partir dessa visita, elaborar uma notícia, mantendo a idéia inicial, que era a de que eles confeccionassem um boletim informativo. A proposta foi feita às duas turmas que tenho.

    ResponderExcluir
  20. Olá Pessoal.. Estou escrevendo aqui novamente porque meu projeto foi todo reformulado. Meus alunos e eu batizamos o nosso projeto de “Street Dance For Life” (a se realizar dia 13/10/2011 às 16:30hs na quadra do Yázigi). Na ocasião o professor de dança Arison Campos (Careca) ministrará um WorkShop teórico (Breve histórico da Street Dance no mundo) e prático (Técnicas de Street Dance pra galerinha) com comandos em inglês. Os meus alunos do CEP 3 (turma CP32) participarão da aula de Street Dance junto com as crianças do projeto ajudando-os a entender os comandos em inglês e também para que eles possam trocar experiências e se tornar mais conscientes das diferentes realidades que a sua volta. Para participar do WorkShop, os alunos comprarão a camisa do projeto para arrecadarmos fundos para a ABC Trust. Depois do evento faremos um mural pra expor as fotos com os comentários dos alunos que escreverão em inglês o que eles puderam aprender com a experiência. Dessa forma, estamos tentando abraçar os três requisitos do “Sports For Life” (Atividade Física; Solidariedade e Inglês). Bom, em resumo é isso. Todos estão convidados a participar. Até lá!

    ResponderExcluir