segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sugestões?

Caros professores,

Por sugestão do Prof. Helder, voltaremos a fazer nossas TDP's nos moldes da de sexta passada, ou seja, capacitação pedagógica. O blog desta semana é, com efeito, para lhes pedir sugestões de temas para as próximas TDP's.
Aproveito para explicar que não vínhamos trabalhando o foco pedagógico geral por conta dos trabalhos de PBL, com a culminância do concurso da viagem do Canadá. Agora é hora de retomarmos nosso sistema.
Aguardo sugestões dentro das próximas 48 horas para que possamos escolher e preparar o próximo assunto. Patricia e Márcia irão validar o tema tentando fazer sua conexão com o que estamos precisando de acordo com as obsservações das aulas.

Cidinho Marques.

16 comentários:

  1. Bem, a escola está passando por um período excelente em termos de alunos individuais. Uma dificuldade que tenho enfrentando e que talvez os meus colegas tbm podem estar passando é a questão das atividades comunicativas para alunos individuais, sobretudo do "information gap". Poderíamos discutir isso e pegar ideias uns dos outros. Cheers!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da ideia de Elder!
    Além disso, me ocorreu, assim que li o post, a nossa necessidade de discutir e buscar soluções e estratégias para contornar a questão da indisciplina nas turmas de adolescentes, pré-adolescentes e crianças, como foi exposto na última TDP. De repente seja o momento de revermos e compartilharmos um pouco sobre motivação a diferentes faixas etárias.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pessoal! Eu gosto muito da idéia dos colegas. Penso que discutirmos essas questões mais pedagogias é muito importante, principalmente pra nós teachers mais novos na casa. Bia fala de discutirmos um pouco mais sobre as faixas etárias e os níveis e também da questão da ‘indisciplina’. Eu tenho aprendido aqui na escola o quanto é importante proporcionar um ambiente mais agradável e amigável na sala de aula para que nossos alunos se sintam mais confiantes na hora de falar e de interagir (a questão da diminuição do affective filter), mas ainda temos muitos desafios relacionados ao comportamento dos alunos na realidade escolar e estou certo de que esse nosso compartilhar de experiências nos dará ainda mais ferramentas para agirmos de forma mais consciente em relação as nossas práticas pedagógicas. Bear Hug!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com Elder. Pra mim está sendo um grande desafio elaborar tasks comunicativas para meu aluno individual. Creio que seria muito relevante para o atual contexto do Yázigi se explorássemos ideias sobre como lidar com alunos individuais da Vale, como potencializar a capacidade comunicativa desses alunos, os tipos de atividades podemos fazer com eles, etc. Além disso, e como já foi falado por vários colegas na última TDP, esta é época do ano em que os alunos estão mais desconcentrados nas aulas, preocupados com a escola, testes e outras atividades, e a aula de inglês acaba sendo sacrificada. Penso que poderíamos discutir ideias sobre como reverter essa situação, como potencializar a motivação dos alunos e impulsionar sua produção, dentro deste contexto.

    ResponderExcluir
  5. Eu tambem gostei muito das duas ideias propostas e acho que poderiamos trabalhar as duas em ocasioes diferentes. Acho no entanto que a de maior urgencia eh a de nossos alunos individuais pois na sala dos professores estamos constantemente conversando sobre como deixar a aula mais comunicativa e interesante e percebi que todos estamos com algumas dificuldades.
    Juliana

    ResponderExcluir
  6. Concordo com as duas propostas feitas, em como fazer aulas mais interessantes. Poderíamos repetir a ideia da aula sobre vinhos ou então até fazermos outra visita à Vale, já que vimos somente o dia-a-dia dos inspetores de bordo mas não conhecemos o resto, só sabemos o que é assunto de conversa nas aulas.
    Também é interessante conversar sobre crianças e adolescentes, são assuntos bem difícies de se lidar.
    Sem mais sugestões, se lembrar de algo depois volto para postar. Até mais!!

    ResponderExcluir
  7. Achei muito boa a idéia de discutir as atividades comunicativas para alunos individuais, pois apesar de não ter alunos dentro do convênio com a Vale, tenho uma turma de apenas duas pessoas e às vezes não sei como dinamizar as aulas com eles (especialmente quando um dos dois falta!). Como aumentar a motivação dos alunos é outra questão importante; pelos e-mails dos meus colegas, parece que essa falta de estímulo é comum entre os adolescentes, mas sinto que os adultos também vão perdendo a motivação ao longo do semestre e não fazem muito esforço para ampliar a aprendizagem fora do contexto escolar (seja participando de atividades sociais extraclasse, seja fazendo exercícios em casa, ou buscando contato com a língua por conta própria...). Seria interessante trocar idéias com outros professores sobre possíveis estratégias para lidar isso.

    ResponderExcluir
  8. Acho a idéia de Elder ótima! Tenho um aluno que usa o Market Leader (intermediário) e, por vezes, me vejo tentando achar links e não deixar a aula ficar quebrada e também tento não começar a aula "from out of blue", com um assunto que não tem nada a ver com o que estamos conversando. Sinto essa específica dificuldade, se pudessemos compartilhar idéias e o que a abordagem comunicativa nos traz seria ótimo!
    Teacher Daniele Teixeira

    ResponderExcluir
  9. Passando aqui de novo pra apoiar também a ideia de falar sobre os alunos individuais.. eu ainda não tenho alunos individuais mas é muito válido ouvir a respeito e pegar algumas dicas logo.. \o/

    ResponderExcluir
  10. Olá equipe!
    Gosto da ideia de Elder e mais ainda da questão de indisciplina e motivação.
    Tenho tido dificuldades em lidar com 2 alunos que não possuem motivação para as aulas, as enxergam como obrigação mesmo e não recebem motivação, nem devida atenção em casa mesmo e externam isso de forma direta para mim quando aparecem as aulas.
    São alunos inteligentes, porém não motivados.
    Imagino que os demais devem ter um ou mais alunos com problemas semelhantes a estes dois alunos.

    ResponderExcluir
  11. Bem, com relação a alunos individuais eu tenho a preocupação de me manter informada sobre o meio deles, porém com alunos desmotivados eu tenho sentido muito mais dificuldades. Tenho um aluno assim e por vezes pareço perdê-lo durante a aula. Seria interessante o trabalho desses dois aspectos durante nossas próximas TDPS!

    Danielly Chagas

    ResponderExcluir
  12. Oi, pessoal!

    Acho que o assunto dos alunos individuais é o mais urgente no momento, bem como a questão da indisciplina, principalmente nas turmas de adolescentes.

    Porém, outros assuntos que estou sempre pedindo socorro a alguém são: a)Como fazer um bom wrap up e de formas diferentes, para não cair na mesmice; b) Como utilizar a internet de forma comunicativa nas aulas; c) HOE; e d) Técnicas p/ Little Kids/kids.

    Regards,

    Carol

    ResponderExcluir
  13. A Orientação Pedgógica apresentara para vocês hoje o Relatório de Acompanhamento Individual dos alunos do projeto da Vale. A análise e contribuição de vocês é fundamental. Faremos também um check list de todos as necessidades materiais e pedagógicas dos alunos e professores envolvidos nesse processo.

    ResponderExcluir
  14. Isabela Mayrink:
    Apoio a discussão dos dois assuntos mencionados pelos colegas, mas acredito que nessa reta final do semestre seria mais urgente e produtivo trocar idéias sobre os alunos individuais.
    Tenho um aluno individual que falta muito, o que tem sido bastante frustrante. Se a aula fosse fantástica eu sei que ele faltaria bem menos como na minha turma de CEP1, são todos adultos que só tem esse horário pra estudar depois de um dia cansativo de trabalho e não faltam!

    ResponderExcluir
  15. Márcia disse:
    Gostei das sugestões, mas gostaria de acrescentar uma necessidade comum a todos nós que é trabalhar com aulas menos teacher centered. Fazer nossos alunos falarem mais inglês em sala de aula é sempre um desafio e é bom saber o que cada um está fazendo para alcançar esse objetivo. Além disso, gosto muito de ouvir a conclusão do Prof. Cidinho. Ele sempre tem orientações ou dicas que fazem toda a diferença.

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal!!!
    Aprecio todas as idéias dadas até agora e gostaria de acrescentar uma que penso ser igualmente interessante, que é criarmos um banco de atividades para trabalharmos com filmes e com músicas. Não podemos negar que se trata de um fato recorrente em nossa sala, professores pedindo sugestões sobre que música usar com determinado assunto ou sobre que filme utilizar em uma aula de active watching. Entretanto, o que fazemos com as sugestões? Comumente preparamos a nossa atividade, mas nào a disponibilizamos para os demais colegas. Então, meus queridos, precisamos documentar as nossas boas idéias, registrando as nossas atividades em um banco de dados organizado para que todos nós possamos fazer uso delas? Fica aqui a dica!!!

    ResponderExcluir