terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Warm Up

Olá professores.

Para "esquentar os motores" da nossa capacitação na semana vindoura estou postando duas questões às quais todos devem dar feedback até esta sexta, dia 3/02.
  • Qual é a relação entre Reminiscência Pedagógica e Resiliência Pedagógica?
  • O que esta relação tem a ver com Language Acquisition?
Bom trabalho.

Cidinho Marques

15 comentários:

  1. Vejo a relação entre REMINISCÊNCIA PEDAGÓGICA e RESILIÊNCIA PEDAGÓGICA, como o processo vivido pelo aprendiz, quando colocado numa situação de "estresse" (exposição a um novo conhecimento).
    A reminiscência vai buscar recursos internos, conhecimentos prévios, para que ele supere os obstáculos do "novo" e incorpore o conhecimento ao seu universo(resiliência pedagógica).
    Essa capacidade de superar os obstáculo, fazendo uso dos recursos internos e conhecimentos prévios, resultará na language aquisition.
    Quanto mais resiliente o aprendiz for, e conseguir fazer uso da sua reminiscência pedagógica, mais tranquilo e seguro será seu processo de "language aquisition".

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos!!!
    Prof. Cidinho, gostaria de saber se existe alguma fonte onde possa me interar sobre os conceitos mencionados, pois desconheço o assunto e tentei pesquisar na Internet mas não consegui encontrar.
    Muito obrigada,
    Inae Sarkis

    ResponderExcluir
  3. Profº. Cidinho,

    Fiz uma rasa pesquisa sobre o tema proposto, e o que segue é, basicamente, o que entendi, embora não saiba se a resposta abaixo é a esperada.

    A reminiscência pedagógica nos traz a idéia de que não estamos em estado de completa ignorância, desta forma, o aprender é considerado como um recordar. Platão, ao afirmar que a sabedoria é reminiscência, disse:“Visto que a alma é imortal e muitas vezes renascida e visto que já contemplou todas as coisas que há, aqui na terra e lá na morada de Plutão, não há nada que não tenha já aprendido”.

    Em relação à resiliência, temos esta como a capacidade de superar limites, enfrentar desafios, romper preconceitos, desenvolver potenciais, sobressair às adversidades.

    Vejo de comum entre a reminiscência e resiliência pedagógica o fato de ambas representarem “forças interiores” que levam o indivíduo ao conhecimento ou à redescoberta deste, e à superação dos desafios de aprendizagem aos quais é exposto.

    Embora eu entenda os conceitos acima mencionados como algo que vêm do nosso interior, da nossa alma, não se pode negar o importante papel do professor na promoção de processos educativos que visem a estimular seus alunos na redescoberta dos seus conhecimentos, e no incentivo a serem pessoas mais resilientes e amadurecidas, não só para enfrentarem as dificuldades no aprendizado, mas também, para enfrentar as dificuldade da vida.

    O professor deve enxergar o aluno sob a ótica da infinita capacidade que o ser humano tem na elaboração de idéias, raciocínio, pensamento crítico, apreensão de conceitos, dentre outras capacidades intelectuais. Assim, a sua mediação revela-se de extrema importância para que tais capacidades exsurjam e se desenvolvam plenamente.

    LORENA SANTOS

    ResponderExcluir
  4. Fui pesquisar o significado da palavra Reminiscência e conclui que, assim como Rosalia, a pessoa resiliente vai buscar aquelas lembranças de coisas que ela já sabe, vai ver, inconscientemente, no seu "background" algum conhecimento que possa lhe ajudar a lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em surto psicológico.
    A língua estrangeira é algo novo exposto ao aluno iniciante. Ele vai fazer a relação com algo já vivido, algum recurso facilitador para ele poder quebrar a possível barreira que existe entre ele o aprendizado da nova língua.

    Ana Raquel

    ResponderExcluir
  5. Olá todos,

    Assim como os colegas fiz uma rápida pesquisa no google para entender o termos, posto que era familiarizado apenas com a palavra resiliência. Assim como citado acima, resiliência é a capacidade de superação que nós temos, de passar por dificuldades, aprender com elas e sair mais fortes do que éramos antes.
    Embora não entenda bem reminescência em pedegogia (e nem em outra área), acredito tratar-se de parte inconsciente do aprendizado. Se for bem isso, a reminescência seria acquisition e a resiliência learning.
    Resiliência = aprendizado consciente = learning.
    Reminescência = aprendizado inconsciente = acquisition.

    É isso?

    Elder Goltzman

    ResponderExcluir
  6. OOOps. Leia-se REMINISCÊNCIA e não reminescência como eu escrevi.

    Elder Goltzman

    ResponderExcluir
  7. A breve pesquisa que fiz sobre o tema me levou a conclusões semalhantes a de meus colegas. Platão fala sobre reminiscências. Não penso como ele que isso pode se dever ao fato de nossa alma ter vivido outras vidas, mas penso que isso se deve ao modo pelo qual fomos criados por Deus. No livro de Eclesiastes no capítulo 3 podemos ler que "Deus pôs a eternidade no coração do homem..." Sendo assim, entendo que todo aprendizado decorre de algo que já temos dentro de nós, assim como a capacidade de superar dificuldades e seguir em frente, sendo resilientes. Todos esses processos são pessoais e psicológicos, assim como é o processo de Language Acquisition.
    Esse é só o começo da reflexão. Estou certa de que a discussão na segunda será riquíssima. Até lá.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde! Também tive dificuldade em achar o conteúdo na internet então pesquisei em uma fonte mais acessível, meu pai! O que ele me explicou não bate muito com os comentários dos colegas mas achei que fazia sentido, então vou compartilhar.
    Reminiscência pedagógica seria a forma como os professores ensinavam antigamente, "magister dix", o detentor do saber, sem relação afetiva com os alunos! Resiliência pedagógica seria a nova visão, os alunos expressando suas opiniões, havendo troca de experiências! Se isso fizer algum sentido, acredito que a relação com Language Acquisition está na evolução das formas de ensino. Não podemos dizer que uma ou outra está certa ou errada mas podemos perceber o que surte mais efeito!

    Isabela Mayrink

    ResponderExcluir
  9. Olá caros colegas,

    Confesso que também não consegui encontrar muito material a respeito do tema mas pelo pouquíssimo que encontrei poderia inicialmente dizer que a resiliência, estaria relacionada a nossa capacidade de se superar, de aprender, de enfrentar os desafios, ou seja a uma 'sabedoria' etc, Já a reminiscência estaria ligada ao nossa capacidade mais profunda que seria uma habilidade ou pré-disposição a aprender menos técnica e externa.

    Acredito que a discussão na segunda será ótima porque realmente não consegui encontrar muita coisa sobre o assunto.

    Até lá.. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  10. Depois de ler os comentários dos meus colegas e ter feito a pesquisa no google pelos comentários, resolvi voltar a origem, aos tempos das cavernas... Então perguntei ao meu pai e a uma amiga pedagoga que está de visita em casa e procuramos no dicionário.
    Assim descobri que resiliente é algo que consegue manter suas características em diversos meios, e também que se houver uma mudança, tem a capacidade de voltar ao que era antes. É uma memória que volta ao passado.
    Reminiscência é algo que buscamos no passado, por já ter visto, lido ou ouvido. Uma lembrança vaga na maioria das vezes.
    Espero não estar divagando demais, mas o que acredito que seja é que devemos fazer o link da resiliência pedagógica com a reminiscência pedagógica, para transformar a vaga memória em algo real. Ou seja, transformar o acquisition em learning.

    ResponderExcluir
  11. Confesso que tive certa dificuldade com o tema. E achei pouco material que me ajudasse a ter algum embasamento teórico sobre o assunto. No entanto, ao ler os comentários dos meus colegas, arrisco dizer que reminiscência muito tem a ver com o conhecimento prévio que cada indivíduo tem. Esse conhecimento, para Platão, estaria relacionado ao conhecimento que uma alma trás consigo ao reencarnar em outro corpo. No entanto, acho que a ideia de conhecimento prévio pode estar mais relacionada ao conhecimento que certo indivíduo carrega consigo a partir de experiências vividas anteriormente, sua bagagem cultural e seu conhecimento de mundo, coisas vistas e vividas anteriormente, de modo inconsciente. Aplicando essa ideia ao processo de ensino-aprendizagem, temos a importância dos conhecimentos prévios do aluno para aquisição de conhecimentos novos. Nem sempre esse conhecimento prévio, ou reminiscência, é percebido de maneira ativa pelo indivíduo no momento da aprendizagem, assim como a acquisition.
    Por outro lado, a resiliência, pode ser tida como a capacidade de superar desafios, desenvolver habilidades. Isto, portanto, estaria relacionado a construção do conhecimento de maneira mais ativa, onde o indivíduo, ao se ver confrontado com desafios no processo de aprendizagem, os supera de forma a chegar ao conhecimento. Desse modo, vejo a resiliência pedagógica como a parte mais ativa do processo de ensino-aprendizagem, estando relacionado, portanto, ao learning.
    Não estou certa de me fiz entender, creio que a falta de um embasamento teórico e de uma pesquisa cabal sobre o tema não me permitem falar sobre o assunto de uma maneira mais eficaz. No entanto, estou certa de que a discussão iniciada aqui terá um bom avanço na segunda. Aguardo ansiosa nosso encontro.
    Abraços,

    Laila Palhano.

    ResponderExcluir
  12. Pelo que consegui ler sobre assunto, eu acredito que a Resiliencia Pedagógica estaria ligada ao fato de trabalhar a capacidade do aluno de aprender mesmo em condições adversas;o aluno é capaz de superar dificuldades. A Reminiscencia estaria ligada ao aprendizado através da recordação, partindo do principio que o aluno não é um ser "vazio" e o professor deve saber considerar os conhecimentos e experiências dos alunos.
    Bom, com certeza esse é um assunto novo para mim e acho que bem entendido poderá ser muito bem usado para o ensino do idioma.

    Juliana

    ResponderExcluir
  13. Acredito para ser resiliente,ou seja, sair de alguma situação problema, superando-a e ficando mais fortaleceido, o sujeito precisará ser também reminiscente, na medida em que busca em seu interior um conhecimento inato, uma lembrança que poderá servir de ponte para um novo conhecimento. Este campo de resiliencia e reminiscencia é onde acontece as aquisições de conhecimento, ou seja, algo novo que foi talvez, inconscientemente adquirido.

    ResponderExcluir
  14. Penso que durante o processo de aquisiçao de uma nova língua o individuo busca na sua experiencia de vida conhecimento prévio que o ajude naquela determinada situaçao (reminiscencia). Quando ha essa conexao do que ja se conhece com o que sera aprendido se tem entao uma abertura para o novo (resiliencia).

    ResponderExcluir
  15. A Reminiscencia parte do princípio de que todos nós temos nossos conhecimentos prévios e experiências pessoais que influenciam o indivívuo durante o processo de aquisição de um novo idioma. Sendo este sujeito um ser resiliente, o mesmo irá vencer obstáculos, dificuldades e utilizando seu conhecimento prévio, obterá novos conhecimentos.

    ResponderExcluir